Debate pela promoção da equidade racial no mercado de trabalho
Por Redação
22/05/2023 às 14:29:13 | | views 466
Iniciativa da Fundação Tide Setubal, plataforma já beneficiou cerca de 300 lideranças negras em menos de dois anos
Iniciativa da Fundação Tide Setubal, plataforma já beneficiou cerca de 300 lideranças negras em menos de dois anos
A promoção de lideranças negras é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. E números não faltam para atestar que, no Brasil, ainda estamos bem distantes de um cenário otimista. As pessoas negras somam 56% da população brasileira, segundo o IBGE, mas ainda são minoria nos espaços públicos e privados de decisão. No setor privado, dados do Instituto Ethos mostram que profissionais negros ocupam somente 4,7% dos postos de liderança nas 500 maiores empresas do país – o número é três vezes menor do que o de pessoas brancas. As mulheres negras representam 9,3% dos funcionários dessas companhias e estão apenas em 0,4% dos altos cargos.
É nesse contexto que a Fundação Tide Setubal promove o seminário Plataforma Alas em Debate no próximo dia 5 de junho, em São Paulo. O objetivo é sensibilizar o campo do Investimento Social Privado e profissionais de Recursos Humanos a trabalharem pela promoção da equidade racial em cargos de decisões, por meio de programas de fortalecimento de lideranças negras e desenvolvimento de políticas e práticas que incentivem a diversidade e inclusão.
Lançada em 2021, a Plataforma Alas tem por objetivo estimular um pacto coletivo para acelerar a busca pela equidade racial nas posições de liderança no sistema judiciário, meio acadêmico, setor empresarial ou na política. Desde então, os editais de capacitação e formação já beneficiaram cerca de 300 lideranças. A plataforma criou um pacto coletivo que conta com o apoio de instituições negras e propõe o envolvimento de lideranças brancas em ações que possam gerar e ampliar tais oportunidades, a fim de que a mudança também seja refletida e realizada nos espaços que ocupam.
"Nosso objetivo é sensibilizar o campo do Investimento Social Privado e os profissionais de Recursos Humanos a se engajarem na promoção da equidade racial em cargos de decisão. Essas diferentes vozes estarão juntas para debater a importância de suas ações e também para pensar ações conjuntas. Somente dessa forma podemos construir um ambiente mais inclusivo e diverso, onde as lideranças negras possam ocupar os cargos de decisão que merecem. Trabalhando pela equidade racial e criando um futuro mais justo e com equidade", complementa Viviane Soranso, coordenadora do Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal.
O seminário Plataforma Alas em Debate marcará também o lançamento da segunda temporada da websérie "Caminhos: trilhas coletivas pela equidade racial", que estará disponível no canal Enfrente, no YouTube. Dividida em 4 episódios com duração de dez minutos cada, apresenta depoimentos de especialistas nos campos da política, do investimento social privado e das áreas de recursos humanos, além de lideranças apoiadas pela Plataforma Alas.
Programação
9h40 - Qual o compromisso do RH com a trajetória de pessoas negras?
A contratação de pessoas negras em empresas é fundamental para combater a desigualdade e a exclusão social que afetam a população negra há séculos. Diante desse cenário, quais passos já foram dados? Quais os desafios e as possibilidades para a contribuição do RH ao acesso, a manutenção e a promoção de espaços de poder para pessoas negras?
Debatem o tema: Isaura G.Oliveira Neta (liderança Traços) Denise Silva(Vetor Brasil)
Nadiane Martins (Unilever)
Mediação: Kenia Cardoso (Fundação Tide Setubal)
10h40 - Como equilibrar a atuação do ISP e a urgência do tempo na agenda de equidade?
Investir e se responsabilizar pelo enfrentamento às desigualdades raciais pode ajudar na criação de oportunidades mais justas e equitativas para pessoas negras e, por consequência, contribuir para um mundo mais justo e igualitário. O campo do investimento social privado tem dado alguns passos nesse sentido, mas quais são os desafios a serem enfrentados? Como assumir essa causa interna e externamente? Como lidar com a urgência do tema X o tempo organizacional?
Debatem o tema: Maria Páscoa Sarmento de Sousa (liderança Traços) , Diana Costa (Piraporeando), Cássio França (GIFE)
Mediação: Viviane Soranso
11h40 - Existência, resistência e presença de lideranças negras
A promoção de lideranças negras é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. E pode ser um fator importante na luta contra o racismo e a exclusão social. Como as lideranças enxergam o campo do RH e do Investimento social privado em suas trajetórias? Estamos realmente em movimento?
Debatem o tema: Isadora Bispo dos Santos (Liderança Traços); Andre Degenszajn (Instituto Ibirapitanga); Neusa Lopes (Amil)
Mediação: Uvanderson Vitor da Silva
Serviço:
Plataforma Alas em Debate
5 de junho, das 9h às 13h
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149
Comentários desta notícia 0
Comentários - ver todos os comentários
Seja o primeiro a comentar!