Novas tecnologias em segurança pública e privada é foco da Exposec
Por Redação
21/05/2024 às 11:07:38 | | views 589
Feira internacional de segurança da América Latina acontece de 4 a 6 de junho, no São Paulo Expo
Feira internacional de segurança da América Latina acontece de 4 a 6 de junho, no São Paulo Expo
Na segurança pessoal e patrimonial não pode haver espaço para falhas e a evolução tecnológica tem sido uma aliada fundamental para que sistemas e equipamentos de segurança sejam cada vez mais completos. Com o auxílio da inteligência artificial (IA), as soluções se tornaram capazes de superar desafios que antes eram quase impossíveis. O impacto da inovação no setor, assim como os principais lançamentos, serão os protagonistas da 25ª edição da Exposec - Feira Internacional de Segurança, que abrirá as portas do São Paulo Expo entre os dias 4 e 6 de junho, na capital paulista.
Organizada pela Fiera Milano Brasil e realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), a Exposec 2024 vai reunir as mais recentes tecnologias, produtos e serviços para o setor de segurança latinoamericano, além de atrair compradores, nacionais e internacionais, de toda a cadeia produtiva.
"O impacto da inteligência artificial é inegável, sobretudo quando pensamos na segurança pública e em grandes eventos. O último Panorama do Setor de Segurança Eletrônica, divulgado pela Abese, mostra que 54% de todos os produtos de segurança fabricados no Brasil já possuem recursos de IA embarcados. Há uma demanda crescente por soluções que promovem análises mais aprimoradas e respostas em tempo real, e o mercado está pronto para atendê-las. A Exposec será uma excelente oportunidade para que o público conheça o que já existe e está disponível para qualificar os projetos de segurança", confirma Selma Migliori, presidente da Abese.
Para Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, esta edição consolida a relevância do evento para o setor, sobretudo pela variedade de marcas participantes, com destaque para as de cibersegurança, bem como as empresas internacionais. "Há bastante tempo que estamos constatando o crescente potencial do setor, sendo palco de importantes inovações que impactam em todos os segmentos de segurança".
Expectativas para 2024
Com 95% da área total ocupada e 35 mil visitantes pré-credenciados para a maior feira de segurança da América Latina, o novo gerente da feira Augusto Andrade, informa que a organização espera reunir 800 marcas expositoras e receber mais de 45 mil profissionais do setor que terão oportunidade de fortalecer suas redes de contato e ampliar experiências nas últimas tendências nos segmentos de Segurança Eletrônica, Privada, Pessoal, Pública, Patrimonial e Empresarial.
"A Exposec é o local ideal para empresas do setor de segurança buscarem oportunidades de negócios, networking e exposição de suas tecnologias e serviços. Participar deste evento é crucial para expandir a visibilidade da empresa, estabelecer parcerias estratégicas, conhecer as últimas tendências do mercado e interagir com potenciais clientes nacionais e internacionais", ressalta o profissional que coleciona 20 anos de experiência no setor, já tendo trabalhado nas principais promotoras de feiras de diversos setores da indústria, liderando equipes multidisciplinares, desde operações até a alta gestão e de diferentes culturas ao redor do mundo.
De acordo com Andrade, a ampla área de exposição proporciona uma excelente oportunidade para demonstrar produtos e serviços, gerar leads qualificados e fortalecer a presença da marca no mercado de segurança. "A participação na Exposec pode impulsionar significativamente os negócios no setor de segurança, sendo um investimento valioso para empresas que desejam se destacar e expandir seus horizontes", afirma. O profissional ainda destaca que as novas tecnologias serão a grande tendência do setor neste ano e também nos próximos, dada a rapidez com que foram absorvidas e a falta de sinais de desaceleração.
De olho no futuro
De acordo com a presidente da Abese, Selma Migliori, a expectativa para 2024 é que o setor de segurança cresça 18,5%, impulsionado pela absorção das soluções de segurança eletrônica em cada vez mais setores, como portarias eletrônicas para condomínios, câmeras corporais utilizadas em agentes policiais, a adoção generalizada de sistemas de reconhecimento facial para controle de acesso em empresas, centros educacionais e eventos, entre outros. O segmento, aliás, tem muito a comemorar, já que em 2023 fechou com um faturamento de mais de R$ 12 bilhões e crescimento médio de 13,75%.
De olho no futuro, para a Exposec 2025 a Abese já anunciou a ampliação do setor de automação, além do lançamento dos setores de IA, Cibersegurança e Internet Service Provider, voltado aos pequenos provedores de acesso à internet. "Essas tecnologias já estão presentes, mas entendemos que é a hora de estruturar um espaço ainda maior e mais específico para esses recursos que, direta ou indiretamente, estão relacionados com o crescimento e aplicação da segurança eletrônica pelo Brasil, como é o caso dos pequenos provedores. Por isso, já nesta edição, contaremos com a participação da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint)", revela.
Eventos, atrações e players do mercado
Durante os três dias da feira haverá também uma programação variada de palestras com temas envolvendo segurança pública no Brasil, edificações mais inteligentes, inovações em redes, entre outros. No Arena Drone o público poderá acompanhar as demonstrações desses equipamentos, apresentando todas as suas funcionalidades e aplicações em segurança.
No total, pelo menos 24 segmentos do setor terão lugares garantidos para seus respectivos expositores como os de controle de acesso, automação, segurança eletrônica, sistemas de identificação, inteligência industrial, segurança da informação, centros de monitoramento, cofres, portas e fechaduras de segurança, vigilância, entre outros.
Serviço
Exposec 2024
Data: 4 a 6 de junho
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo/SP)
Mais informações acesse aqui
Comentários desta notícia 0
Comentários - ver todos os comentários
Seja o primeiro a comentar!