Recursos para fundo voltado a pequenos empreendedores
Por Redação
21/03/2023 às 11:05:32 | | views 2343
Pelo texto, os recursos extras serão usados exclusivamente na concessão de garantias aos empréstimos obtidos junto ao Pronampe
Pelo texto, os recursos extras serão usados exclusivamente na concessão de garantias aos empréstimos obtidos junto ao Pronampe
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 27/23 determina que o Fundo de Garantia de Operações (FGO), voltado para pequenos negócios, receberá o dobro dos recursos destinados pelo governo ao Fundo de Garantia às Exportações (FGE). O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Pelo projeto, a medida vai vigorar entre 1º de julho de 2023 e 30 de junho de 2027. Os recursos extras ao FGO serão usados exclusivamente na concessão de garantias aos empréstimos obtidos junto ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
O FGO complementa as garantias necessárias para empréstimos tomados por pequenos empreendedores. Já o FGE provê recursos para operações com empresas exportadoras.
O autor do projeto, deputado Sandro Alex (PSD-PR), afirma que a iniciativa visa acabar com o desbalanceamento no uso estratégico dos recursos públicos dos dois fundos governamentais.
“Não se trata de expansão de despesa pública, mas a priorização do uso dos recursos públicos para as microempresas e empresas de pequeno porte com relação às grandes empresas que prestam serviços no exterior e que já têm acesso ao mercado financeiro para se financiar e para contratar garantias”, afirma Sandro Alex.
O projeto será despachado para análise das comissões da Câmara dos Deputados. Depois seguirá para o Plenário. (Com Agência Câmara)
Comentários desta notícia 0
Comentários - ver todos os comentários
Seja o primeiro a comentar!