As diferentes operações no Comércio Exterior geram um grande volume de dados pela troca de informações entre as partes. Por isso a gestão no contexto Data Driven tem se tornado cada vez mais comum, com negócios apostando em tecnologia e Inteligência Artificial.
Estes recursos que até então assumem uma posição estratégica no negócio, ao embasar decisões mais assertivas, agora adquirem uma nova função: a de previsão. Com a comparação de dados a partir de relatórios históricos é possível prever tendências e antecipar soluções em um método conhecido como Análise Preditiva.
Contudo para aplicar esta metodologia é preciso ter acesso a uma base com informações passadas, a exemplo de que uma ferramenta Big Data pode oferecer. Veja mais sobre como isso acontece na prática a seguir:
Como funciona a Análise Preditiva?
Com uma ferramenta de dados a disposição, é preciso realizar um planejamento para uma boa análise preditiva. Isso inclui definir qual o objetivo ao realizar a análise, quais serão as métricas utilizadas para medir os resultados, qual a melhor forma de processar os dados e por fim, definir uma política de segurança e treinamento interno para lidar com as informações.
Quais as vantagens da Análise Preditiva:
- Melhorar a qualidade nos processos
- Encontrar os fornecedores e as ferramentas certas
- Minimizar os riscos do negócio
- Ter melhores informações sobre os concorrentes
Para que o meu negócio pode aplicar a análise preditiva?
A análise preditiva pode ser realizada em diferentes momentos, de acordo com a necessidade atual do negócio. Utilize a metodologia para detectar problemas, a partir da análise de comportamento. Otimize gastos, a partir da melhor estratégia comercial e lista de fornecedores e também melhore as operações, a partir do gerenciamento de recursos.
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