Produtos com risco à saúde são proibidos pela Anvisa
Por Redação
27/01/2026 às 09:35:18 | | views 368
Sal grosso com falha de iodo e pó de decoração com plástico são suspensos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso de dois produtos: o pó para decoração da marca Sugar Art e o Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo.
O pó para decoração, produzido pela Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda., foi considerado impróprio para consumo após fiscalização da agência. Segundo a Anvisa, o produto contém materiais plásticos, o que motivou também a determinação de recolhimento do item do mercado.
Já o sal grosso, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda., teve a comercialização e o consumo suspensos apenas para o lote 004/24, com vencimento em 30 de outubro de 2026. A medida foi tomada após o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro reprovar o lote em teste de determinação de iodo.
A Anvisa ressaltou que o iodo é um elemento essencial e deve ser adicionado ao sal de cozinha para evitar deficiências que podem causar bócio — aumento da tireoide — e outros problemas de saúde, especialmente durante a gestação.
A agência orienta consumidores que tenham adquirido o sal do lote afetado a contatar a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 585 0303 para orientações sobre recolhimento e troca.
Comentários desta notícia 0
Comentários - ver todos os comentários
Seja o primeiro a comentar!


