IA vai exigir profissionais cada vez mais capacitados e multinacional investe em centro de treinamento no Brasil


Por Natalino Borring

06/07/2024  às  11:31:49 | | views 2460


@segnews

Treinamentos são oferecidos em português, espanhol e inglês e dão ênfase nas soluções de gerenciamento de energia e gerenciamento térmico da Vertiv


Sabe aquela história de que errar é humano, mas persistir no erro custa caro e pode causar um enorme prejuízo para as empresas? Pois é, para tentar mudar esse cenário e ajudar os profissionais envolvidos com tecnologia da informação, data center e diversas outras áreas que, direta ou indiretamente, dependem do manuseio e proteção de dados, que acaba de ser inaugurado no Brasil a The Vertiv Academy Latim America. Um centro de excelência no treinamento de profissionais do Brasil e da América Latina.

 

São 150 metros do que há de mais moderno em tecnologia para aprendizado presencial e remoto. No local, são replicadas as infraestruturas digitais críticas em um ambiente de data center, possibilitando treinamentos hands-on em um local de testes seguro e controlado. Focados nas melhores práticas para o gerenciamento e serviços de infraestrutura digital crítica, os treinamentos dão ênfase nas soluções de gerenciamento de energia e gerenciamento térmico da Vertiv e são oferecidos em português, espanhol e inglês. O centro de treinamento está  localizado em Barueri, região metropolitana de São Paulo.

 

Se até pouco tempo a principal preocupação das empresas era evitar perdas com falhas no uso das tecnologias, agora a situação ganhou um degrau a mais na lista das preocupações com a chegada da Inteligência Artificial (IA). Com a pandemia da Covid-19, a demanda por trabalho remoto ou work from home (WFH) teve um aumento significativo.

 

Segundo o estudo The Big Shift in Working Arrangements: Eight Ways Unusual (“A grande mudança nos arranjos de trabalho: oito maneiras incomuns”, em tradução literal) do professor norte-americano Steven Davis, pesquisador associado do National Bareau of Economic Research, a proporção de dias trabalhados em casa nos Estados Unidos (EUA) saltou de 7% para 28% entre 2019 e 2022, chegando a picos de 50%. O mesmo fenômeno também pode ser observados em outros países, como no Brasil, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de trabalhadores remotos chegou a  9,5 milhões, ou seja 9,8% das pessoas ocupadas. “No Brasil, avançamos dez anos em dois anos em termos de tecnologia”, afirma o diretor de Serviços para a Vertiv America Latina, Francisco Sales.

 

Sales destacou também que os data centers de HPC e para aplicações de IA estão chegando na América Latina e vão demandar uma nova geração de profissionais, com novas competências. “São novas tecnologias, como as ofertas de refrigeração líquida para infraestrutura crítica, que vão possibilitar aos operadores de data center economizar energia e refrigerar adequadamente seus racks de alta densidade”, afirmou o diretor ao destacar os novos UPSs com múltiplas fontes de energia que vão contribuir para esse cenário dinâmico dos data centers, permitindo que o nível de gerenciamento do data center escolha qual fonte de energia usar dependendo do tipo de aplicação.

 

Para operar de forma eficiente, essas novas tecnologias vão exigir infraestrutura confiável e profissionais capazes de lidar com a manutenção. “A falta de profissionais qualificados e certificados nas melhores práticas de gerenciamento de infraestrutura digital crítica, pode se tornar um problema para as empresas”, ressalta Francisco Sales.

 

Em busca de profissionais de TI

Um estudo do Uptime Institute, de 2022, revela que 53% dos líderes de data centers dizem ter dificuldades para encontrar os profissionais certos para as organizações. Já o relatório brasileiro desenvolvido em 2021, pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) revela que o mercado de TI vai demandar 797 mil novos profissionais até 2025.

 

É com o foco na preparação de novos profissionais e na atualização daqueles que já está no mercado, que o gerente regional de treinamento e suporte técnico da Vertiv, Leonardo Barroso, destaca o trabalho desenvolvido pela empresa. “Nosso objetivo é preparar esses profissionais para enfrentar os desafios do gerenciamento de um data center, assim como compreender um pouco mais sobre falhas e trabalhos mais otimizados”.

 

Soluções personalizadas

Alguns destaques do espaço de treinamento são as Vertiv Smart Solutions, soluções modulares pré-fabricadas configuradas para incluir a plataforma de monitoramento Vertiv Envoironet Alert e os sistemas de gerenciamento de energia térmico da Vertiv. O centro de treinamento também possui dez simuladores de soluções de gerenciamento térmico da Vertiv, ou seja, dispositivos com lógica integrada das soluções de gerenciamento térmico. “Esses simuladores permitem aos alunos vivenciarem a interface com equipamentos grandes que estão fisicamente em seus sites, aprendendo a gerenciar os sistemas com o suporte de profissionais treinados”, afirma Leonardo Barroso.

 

Além dos simuladores, alunos e instrutores podem fazer uso da realidade aumentada e óculos inteligentes para receber imagens 3D de equipamentos e projetos. A tecnologia também possibilita a alunos remotos vivenciarem uma nova forma de interagir com as soluções da Vertiv durante a sessão de treinamentos. “Utilizamos óculos inteligentes de RA para reforçar o processo de aprendizado, por meio de uma experiência única e imersiva, além de capacitar os participantes a enxergar de forma remota as profundezas da infraestrutura do data center, verificando o ambiente crítico junto com um instrutor local”, destaca Barroso.

 

Segurança

Uma das exigências da empresa é que os alunos e os instrutores compreendam as práticas de segurança como fundamentos para todos os processos implementados na The Vertiv Academy. Equipamentos de proteção individual (EPIs) como capacetes, óculos e luvas, em conjunto com outros equipamentos de segurança, são fornecidos como uma medida extra de segurança. Cultura que visa garantir atitudes preventivas no processo de produção.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.