Embarque e desembarque de passageiros armados em debate


Por Redação

19/08/2019  às  11:51:15 | Atualizado em 19/08/2019 - 11:52:48 | views 7873


imagem/Pixabay

Será analisada a proposta de sutar portaria da Anac que limita o porte de armas de fogo e munição em aeronaves civis


A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai realizar nesta quarta-feira (21) um debate para analisar a proposta de sustar a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que atualmente limita o porte de armas de fogo e munição em aeronaves civis só para agentes públicos em atividade de segurança (PDC 1018/18, apresentado pelos deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

 

Para Lorenzoni e Bolsonaro, a norma cria barreiras desnecessárias e até abusivas para profissionais que necessitam trabalhar armados. Os deputados também criticaram a insegurança gerada pelo despacho de armas e munições, “dada a reconhecida fragilidade” do controle e segurança de bagagens nas próprias companhias aéreas.

 

O debate atende a requerimento do deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) e está previsto para acontecer às 16h30, no plenário 6 da Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Caso a proposta seja sustada a norma em vigor, também será permitido embarque em caso de investigação ou deslocamentos em que for preciso estar armado para cumprir, logo ao desembarcar, a missão. Caso o passageiro não se enquadre na regra, o transporte de armas de fogo e munições deverá ser feito na bagagem despachada.

 

"A audiência pública tem por objetivo discutir, e que sejam avaliados riscos e consequências, sobre a permissão do embarque e desembarque de passageiros armados, pois é inegável que há exposição a riscos, a presença de armas a bordo de aeronaves civis no transporte aéreo", afirma o deputado.

 

Foram convidados:

- o diretor geral do Departamento da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo;
- o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, José Ricardo Botelho;
- o diretor de Relações Externas da International Air Transport Association, Marcelo Pedroso;
- o consultor Especial da Diretoria de Segurança e Operações de Voos da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Coronel Rogério Benevides de Carvalho.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.