LaLiga Santander e SmartBank começam com uso de tecnologia


Por Redação

13/08/2022  às  07:47:08 | | views 7873


@divulgação/LaLiga

O uso da Inteligência Artificial para a geração de resumos será uma das principais novidades


O apito inicial da temporada 22/23 de LaLiga Santander e LaLiga SmartBank teve início nesta sexta-feira (12) e trouxe algumas novidades audiovisuais, possibilitando aos fãs vivenciarem o espetáculo de LaLiga como nunca antes.

 

Uma das principais novidades é o uso da Inteligência Artificial para a criação automática de resumos de partidas e clipes, que serão usados pela própria LaLiga em suas redes sociais, mas também por emissoras, clubes e jogadores.

 

Para alcançar esse objetivo de revolucionar sua estratégia de conteúdo digital, a LaLiga fez parceria com o líder mundial em tecnologia de vídeo esportivo baseada em IA, a WSC Sports, cuja plataforma utiliza tecnologias avançadas de IA e machine learning, analisa transmissões esportivas ao vivo, identifica cada um dos eventos que ocorrem em uma partida, e em tempo real criar e publicar vídeos personalizados.

 

Esta forma inovadora de criar resumos em tempo real em alta velocidade e escala será usada pela LaLiga em todas as suas mídias digitais (site, aplicativo oficial, redes sociais...) para todas as mais de 800 partidas de LaLiga Santander e LaLiga SmartBank. O conteúdo criado através da plataforma WSC Sports também será distribuído aos clubes de LaLiga para ajudar a aumentar o alcance e proporcionar uma nova experiência para os fãs em toda a competição. A LaLiga também usará a inovadora solução gráfica Graphics360 da WSC Sports, que adiciona automaticamente elementos gráficos e contextuais a cada vídeo para facilitar a personalização de marcas e patrocinadores.

 

Finalmente, LaLiga usará essa tecnologia para criar e editar facilmente resumos de partidas em alta velocidade e em alta resolução para a transmissão de televisão.

 

A melhor exibição audiovisual

 Esta nova temporada de LaLiga continuará a ter a melhor exibição audiovisual da mão de seu parceiro de produção, o Grupo MEDIAPRO, para que os fãs possam desfrutar do melhor show do mundo em suas telas. Para isso teremos:

- Produção 4K - HDR: LaLiga usa mais de 30 câmeras para as partidas mais importantes de cada temporada;

- Câmera Cinematrográfica: Uma câmera de alta definição que cria um efeito cinematográfico e faz o trabalho do FanCam;

- Câmera aérea: Uma câmara aérea localizada a 21 metros de altura;

- Gráficos 3D ao vivo: LaLiga é a única competição nacional no mundo que usa a tecnologia inovadora da Live 3D Graphics para gerar gráficos virtuais em transmissões;

- Multiscreen: Um sinal de várias câmeras para transmissões, consistindo em quatro sinais em uma única tela dividida, além de um módulo estatístico em tempo real, que é extraído do sistema de análise de dados do jogo Mediacoach. O objetivo é oferecer ao espectador um sinal de partida alternativo no qual eles possam desfrutar de diferentes perspectivas e dados da partida;

- Drones Acrobáticos: Um drone chamado "acrobático", por sua capacidade de gravar qualquer canto do estádio, registrou todos os estádios de LaLiga Santander, desde os túneis dos vestiários até a estrutura de um telhado, para elaborar um banco de imagens espetaculares que servem para alimentar o sinal de partida e os programas de produção própria e, assim, oferecer uma experiência única e imersiva a todos os fãs do futebol espanhol;

- Além das estatísticas: O portal avançado de estatísticas do projeto LaLiga com a Microsoft, que publica relatórios pré-jogo onde as principais métricas de ambas as equipes na competição são analisadas, obtido graças ao Mediacoach e à tecnologia de aprendizado de máquina e inteligência artificial do Microsoft Azure.

 

Novo estilo de transmissão

Nesta temporada, a narrativa dos jogos de LaLiga buscará ser cada vez mais fresca do espectador. Para isso, haverá imagens de câmeras dentro das cabines de narração, o que permitirá aos espectadores viver as reações ao vivo dos narradores e comentaristas.

 

Além disso, algumas das entrevistas em campo serão conduzidas por ex-jogadores de futebol, oferecendo assim uma nova experiência técnica à transmissão.

 

Algumas partidas vão contar com entrevistadas celebridades e personalidades de fora do mundo do futebol presentes nas partidas, com o objetivo de promover cores e entretenimento durante a transmissão.

 

Novos contadores de histórias para a Espanha

Carlos Martínez comandará o grupo que dará voz aos jogos de LaLiga Santander. Nesta temporada, ele continuará a ser a peça-chave de uma equipe na qual vozes já conhecidas na competição serão misturadas junto com novos talentos. A equipe de narradores será completada por José Sanchís, Alba Oliveros, Héctor Ruiz, Jordi Pons e Lluis Izquierdo.

 

Junto com eles, a produção de LaLiga contará com alguns comentaristas de luxo: Iker Casillas, Fernando Morientes, Gaizka Mendieta, Axel Torres, Esteban Suárez, Jofre Mateu, Miguel Torres e mais alguns rostos que serão revelados em breve.

 

Já a equipe de jornalistas que cobrirá os jogos de LaLiga, será formada por Isabel Forner, Inma Rodríguez, Edu Aguirre, Isaac Fouto, Antonio Callejón, Ismael Medina, Darío Muela, Mónica Benavent, Dani Méndez e Albert Fernández.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.