'Beatle' do Estado Islâmico é acusado de terrorismo no Reino Unido


Por Redação

11/08/2022  às  07:48:15 | | views 7873


@reprodução/internet

Aine Davis foi preso no aeroporto de Luton, ao chegar da Turquia


Ouça a matéria:
 

Suspeito de integrar um grupo de sequestradores do Estado Islâmico (EI) apelidado de "Beatles", Aine Leslie Davis, foi acusado nesta quinta-feira (11) de vários crimes terroristas, após ser detido quando chegava ao Reino Unido, informou a polícia britânica.

 

Davis, de 38 anos, foi preso no aeroporto de Luton, ao chegar da Turquia, e deve ser levado ao Tribunal de Westminster ainda hoje, disse a Scotland Yard em comunicado.

 

Detido na Turquia em novembro de 2015, Davis estava preso por atos de terrorismo.

 

A célula do EI, especializada na captura, tortura e execução de reféns ocidentais, era apelidada pelos reféns com o nome do grupo musical devido ao sotaque britânico.

 

Os quatro membros da célula são acusados de terem sequestrado pelo menos 27 jornalistas e trabalhadores humanitários dos Estados Unidos (EUA), do Reino Unido, da Europa, da Nova Zelândia, Rússia e do Japão.

 

Em abril, Alexanda Kotey, outro membro dos Beatles, foi condenado à prisão perpétua por um tribunal federal dos EUA pela morte de quatro reféns norte-americanos na Síria.

 

Também integrante do grupo, El Shafee el-Sheikh, preso juntamente com Kotey pelas forças curdas sírias em 2018, foi condenado em abril e aguarda sentença.

 

Ele foi considerado culpado pela participação na captura e morte dos jornalistas James Foley e Steven Sotloff, em 2014, e de Peter Kassig e Kayla Mueller, que faziam trabalho humanitário.

 

Os dois integrantes do Estado Islâmico foram extraditados do Iraque para os EUA em outubro de 2020, para serem julgados pela Justiça norte-americana.

 

El Shafee el-Sheikh enfrenta pena de prisão perpétua, mas a sentença ainda não foi anunciada. 

 

O quarto membro dos Beatles, Mohamed Emwazi, teria sido morto por um drone americano na Síria, em 2015.

 

Em 2014, Amal El-Wahabi, esposa de Aine Leslie Davis, tornou-se a primeira pessoa no Reino Unido a ser condenada por financiar o Estado Islâmico, após ter tentado enviar 20 mil euros para o marido, na Síria.

 

Durante o julgamento de El-Wahabi, que terminou com a condenação a dois anos e quatro meses de prisão, Davis foi considerado traficante de droga, antes de partir para a Síria. (Agência Brasil, com informações da RTP - Rádio e Televisão de Portugal)



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.