Plataforma viabiliza trabalho híbrido e agrega funcionalidade de telefonia


Por Redação

28/06/2022  às  08:24:39 | | views 7874


@freepik/adobestock

Graças à tecnologia é possível reduzir custos operacionais para manutenção de equipamentos antigos e onerosos


Com medidas de isolamento social implementadas pelo mundo, as organizações tiveram que se adaptar à rotina de trabalho dos funcionários em casa. Prova disso, é que a procura por aplicativos de videoconferência disparou. No início da pandemia, a Microsoft tinha cerca de 32 milhões de usuários ativos diários do Microsoft Teams e esse número saltou para 75 milhões em semanas. Em 2022 o app de videoconferências alcançou 270 milhões de usuários ativos diários.

 

A implantação do modelo de trabalho remoto em caráter de urgência levou as empresas a adotarem soluções de comunicações para manter a rotina de trabalho, com o fim da pandemia essas empresas agora buscam otimizar a operação, reduzir custos e entregar uma melhor experiência para seu usuário que se encontra no modelo híbrido.

 

Neste contexto, a Mineração Taboca, maior produtora de estanho refinado do Brasil, que havia adotado o Teams como plataforma de colaboração, vislumbrou a oportunidade de atualizar sua plataforma de telefonia agregando novas funcionalidades ao aplicativo da Microsoft, usufruindo da flexibilidade e confiabilidade da plataforma, para que os colaboradores pudessem utilizá-los em qualquer lugar.

 

Para isso, a equipe da companhia realizou um detalhado processo de viabilidade e retorno do investimento, considerando o uso de tecnologia em nuvem e com recursos que atendessem aos requisitos técnicos e financeiros do projeto. Como resultado dessa seleção eles contrataram a DigitalNetBR, empresa de tecnologia da informação, para realizar integração da solução de comunicação do Microsoft Teams com o PABX Cisco existente.

 

Marcelo Nascimento, Gerente de TI na Mineração Taboca e responsável pelo projeto, explica que o Microsoft Teams, é a ferramenta oficial da empresa para troca de informações, como chat e documentos e que a integração da plataforma a telefonia gerou ganho de produtividade, ligações em alta qualidade e evitou novos investimentos na antiga plataforma de telefonia. “O trabalho remoto aumentou ainda mais a necessidade de proporcionar uma ferramenta de comunicação realmente unificada para os nossos colaboradores. Hoje, eles conseguem permanecer conectados o tempo todo de onde estiverem”, explica.

 

“Agora temos um modelo de trabalho híbrido, além do formato completamente remoto. Com as implantações foi possível proporcionar uma ferramenta integrada e acessível para nossos colaboradores de modo que eles consigam a partir desses serviços digitais modernos, adaptar-se a esse novo momento. Tudo que o colaborador vai precisar para utilizar o serviço é ter acesso à internet”, reforça.

 

Ainda de acordo com Marcelo Nascimento, na primeira etapa foram selecionados uma gama de funcionários que efetivamente estão em home office, sobretudo a solução está disponível e escalável para que seja habilitada para novos colaboradores que venham demandar tal necessidade. “Basta ativarmos mais licenças e ter uma conexão com a internet”, complementa Nascimento.

 

Fábio Rigotto, Head de Negócios e Parcerias da DigitalnetBR, esclarece que o resultado foi possível graças ao desejo de inovar, dedicação da equipe da Mineração e os produtos e serviços inovadores, dimensionados sempre na medida para atender as necessidades de negócio de qualquer empresa ou instituição, não importando o porte ou segmento. “Habilitar o recurso de telefonia no Microsoft Teams torna a ferramenta em um hub de colaboração online completa que integra pessoas, conteúdos e recursos para tornar equipes de trabalho mais produtivas”, diz.

 

O Head de Negócios e Parcerias da DigitalnetBR, ainda explica que, ao final do projeto que levou cerca de 40 dias para sua implantação, houve um aumento de produtividade dos usuários em mais de 40% ao usar os recursos de telefonia de maneira nativa ao Microsoft Teams. “Através das soluções de colaboração da DigitalnetBR é possível reduzir os custos corporativos com viagens e deslocamentos e contar com soluções que melhoram a experiência de áudio e vídeo pessoal ou em salas de reunião, dentre outras possibilidades”, relata Fábio Rigotto.

 

O profissional também conta que mais de 50 mil usuários aderiram esse tipo de serviço, como Natura, BRF, Votorantim e Nexa. “Com as implementações adequadas é possível diminuir distâncias por meio de soluções de telecomunicações que otimizam negócios locais e globais”, finaliza Rigotto.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.