Forças russas estão perto de cercar tropas ucranianas no leste


Por Redação

27/05/2022  às  07:04:13 | | views 7873


© REUTERS/Gleb Garanich /Direitos reservados

Rússia abandonou seu ataque à capital Kiev


Forças russas aproximaram-se de tropas ucranianas no leste, ocupando brevemente, antes de recuarem, posições na última rodovia rumo a duas cidades cruciais controladas pela Ucrânia, disse uma autoridade ucraniana nesta quinta-feira.

 

Três meses após a invasão da Ucrânia, a Rússia abandonou seu ataque à capital Kiev e tenta consolidar o controle da região industrial oriental de Donbas, onde apoia separatistas desde 2014.

 

Milhares de soldados promovem ataques de três lados na tentativa de cercar as forças ucranianas em Sievierodonetsk e Lysychansk. Caso as duas cidades ao longo do rio Siverskiy Donets caiam, quase toda a província de Luhansk, em Donbas, estaria sob controle russo.

 

"A Rússia tem a vantagem, mas estamos fazendo tudo o que podemos", disse o general Oleksiy Gromov, vice-chefe do departamento de operações do Estado-Maior da Ucrânia.

 

O governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, afirmou que cerca de 50 soldados russos chegaram à rodovia e "conseguiram se firmar", chegando a estabelecer um posto de controle.

 

"O posto de controle foi quebrado, eles foram mandados de volta... o Exército russo não controla a rota agora, mas eles estão bombardeando", disse ele. É possível que as tropas ucranianas deixem "um assentamento, talvez dois. Precisamos vencer a guerra, não a batalha", declarou.

 

"Está claro que nossos rapazes estão recuando lentamente para posições mais fortificadas -- precisamos conter essa horda", acrescentou Gaidai.

 

Analistas militares ocidentais veem a batalha pelas duas cidades como um potencial ponto de virada na guerra, agora que a Rússia redefiniu seu principal objetivo de capturar o leste. (Agência Brasil, com informações da Reuters) 



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.