Rússia interromperá fluxo de gás para Finlândia no sábado


Por Redação

20/05/2022  às  12:11:13 | | views 41


© Dado Ruvic/REUTERS

A maior parte do gás utilizado no país vem da Rússia


A empresa russa Gazprom informou à Finlândia que interromperá os fluxos de gás natural ao país a partir deste sábado de manhã, disse a companhia de gás estatal finlandesa Gasum nesta sexta-feira.

 

A Gasum se recusou a pagar à Gazprom Export em rublos, como a Rússia solicitou aos países europeus.

 

"É altamente lamentável que o fornecimento de gás natural sob nosso contrato agora seja interrompido", disse o presidente-executivo da Gasum, Mika Wiljanen, em comunicado.

 

"No entanto, estamos nos preparando cuidadosamente para esta situação e desde que não haja interrupções na rede de transporte de gás, poderemos fornecer gás a todos os nossos clientes nos próximos meses", afirmou.

 

A Gasum disse que continuará fornecendo gás para clientes finlandeses de outras fontes através do gasoduto Balticconnector que liga a Finlândia à Estônia.

 

A Gasum havia alertado na quarta-feira que a Rússia poderia cortar o fornecimento de gás devido ao conflito sobre os pagamentos em rublos.

 

A maior parte do gás utilizado na Finlândia vem da Rússia, mas o gás representa apenas cerca de 5% do seu consumo anual de energia do país.

 

A Gazprom não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. (Agência Brasil, com informações da Reuters)



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.