Brasoftware moderniza parque tecnológico do MPRJ


Por Redação

09/09/2020  às  11:09:58 | | views 7882


@reprodução/ste brasoftware

A entidade migrou 7.5 mil usuários para plataforma em nuvem, inovando em serviços e colaboração.


Visando aprimorar seus processos e avançar no campo digital por meio da melhora dos parâmetros de segurança cibernética, atualização e ampliação da escalabilidade das caixas de correios eletrônicos e implementação de soluções que permitiriam a utilização racional dos recursos de TI, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), instituição responsável por atuar nas áreas de cidadania, direitos do consumidor, direitos humanos, execução penal, proteção ao idoso e pessoas portadoras de necessidades especiais, entre outros, contou com o auxílio da Brasoftware para migrar cerca de 7.5 mil usuários para o Office 365.

 

"Uma das nossas dificuldades era encontrar uma plataforma que atendesse à nossa crescente demanda de repositório de alguns arquivos digitais. Além de tudo, necessitávamos de um ambiente que possibilitasse a integração e o fortalecimento da comunicação institucional do MPRJ. E foi com esses objetivos traçados e direcionamento da Brasoftware que chegamos ao Office 365 como a plataforma ideal para nossa primeira experiência com nuvem", contou Sandro Nunes, Diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do órgão.

 

O primeiro passo para colocar em prática o projeto foi realizar uma análise do ambiente digital do cliente para avaliação e melhor compreensão do perfil de usuários e como poderia ser feita a possível migração, analisando as melhores soluções. Compreendido os perfis, a primeira etapa do projeto de migração foi uma adequação do ambiente do MPRJ para que estivesse 100% compatível com o Exchange Online 365. Com o ambiente pronto, iniciou-se o processo de migração, integrando todos os 7.5 mil usuários impactados.

 

Após a migração, o MPRJ passou a ter acesso as novas ferramentas de produtividade e colaboração, otimizando os processos e ajudando os seus usuários a colaborarem com maior eficiência. "Um dos objetivos do MPRJ era disponibilizar um aumento significativo dos mailboxes dos usuários, que inicialmente era de 5GB e passou para 100GB. Além de migrar e centralizar os seus arquivos no SharePoint online, para uma maior produtividade e colaboração entre as equipes", comenta Rafael Freitas e Gustavo Moraes, Executivo de Soluções Microsoft e Executivo de Serviços e Projetos, respectivamente, da Brasoftware. Para os especialistas, o maior desafio do projeto foi desmistificar a nuvem como uma solução ideal para os desafios que o MPRJ vinha enfrentado - uma vez que era o primeiro contato da entidade com essa plataforma tecnológica. "O órgão não tem mais a necessidade de manter esses serviços em seu datacenter, e isso foi uma quebra de paradigma para eles, pois ainda havia dúvidas se a mudança para o Office 365 supriria todas as necessidades e perfis dos usuários a médio e longo prazo", afirmam.

 

Além da implementação, foram realizados treinamentos de 40 horas para equipe técnica administrativa. "Executamos também, workshops nos diversos CRAAIS distribuídos pelo Estado do Rio de Janeiro, para demonstrar todos os benefícios e recursos disponíveis da solução no MPRJ", concluiu Rafael e Gustavo da Brasoftware.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.