Vega Monitoramento lança central inteligente para grãos na Andav 2025


Por Redação

01/08/2025  às  08:37:06 | | views 2498


@Divulgação Vega

Plataforma Grain Station promete revolucionar rastreabilidade e performance de cadeias produtivas com uso de IA e dados geoespaciais


A agtech brasileira Vega Monitoramento lança, durante o Congresso Andav 2025, a Grain Station, uma central de inteligência voltada ao monitoramento estratégico da cadeia de grãos. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

 

A plataforma, que une dados geoespaciais, sensoriamento remoto e inteligência artificial, foi projetada para transformar a gestão, rastreabilidade e sustentabilidade da produção de grãos — do campo à comercialização. Com ela, a empresa promete ampliar a previsibilidade, segurança e conformidade socioambiental do setor.

 

“O Grain Station é mais do que uma plataforma, é uma central de inteligência para o agronegócio”, afirma Alexandre Rodrigues, CEO da Vega Monitoramento. “Com ela, queremos dar mais previsibilidade, segurança e sustentabilidade à cadeia de grãos.”

 

Tecnologia integrada para o campo

A Grain Station consolida, em uma única interface, variáveis ambientais, produtivas e climáticas, permitindo que distribuidores, cooperativas e tradings tomem decisões mais rápidas e alinhadas às exigências de mercado e regulamentações socioambientais.

 

Entre os principais recursos da plataforma estão:

• Monitoramento geoespacial contínuo de áreas produtivas e estruturas de armazenamento;

• Previsão de safra com base em IA e análise climática integrada;

• Rastreamento de origem e conformidade ambiental das propriedades fornecedoras;

• Interface intuitiva voltada para diferentes perfis do setor agrícola.

 

Especialista em inteligência territorial

Fundada em 2018, a Vega Monitoramento integra o Grupo Imagem e é referência nacional em inteligência territorial para o agronegócio. A empresa monitora atualmente mais de 4,5 milhões de imóveis rurais no Brasil, cobrindo cerca de 48 milhões de hectares e com mais de 5 milhões de análises de conformidade socioambiental realizadas.

 

A empresa também é parceira de grandes players do setor, como a Bunge. Desde 2021, participa do Programa Parceria Sustentável da companhia, monitorando a origem da soja nos canais indiretos do Cerrado por meio da plataforma LYRA — tecnologia que combina sensoriamento remoto, IA e auditorias certificadas pelo Bureau Veritas.

 

Segundo a empresa, o Grain Station é uma evolução dessa experiência bem-sucedida, agora com foco exclusivo na cadeia de grãos.

 

Congresso Andav: palco da inovação no agronegócio

Congresso Andav, um dos maiores eventos da distribuição agrícola da América Latina, reúne fabricantes, distribuidores, produtores e especialistas para debater os rumos do setor, promover negócios e lançar novas tecnologias.

 

“A Andav é o ambiente ideal para apresentar uma solução como o Grain Station. É onde o setor se encontra para discutir inovação e sustentabilidade”, destaca Rodrigues. A Vega Monitoramento estará no estande B21 durante todo o evento.

 

Serviço:

Lançamento do Grain Station

Data: 5 a 7 de agosto de 2025

Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP

Estande: B21 – Vega Monitoramento



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.