Cultura e inovação marcam Festival do Japão 2025 em São Paulo


Por Redação

15/07/2025  às  08:33:29 | | views 2203


@segnews

Evento reúne até 200 mil pessoas no São Paulo Expo e destaca cultura, negócios e conexões intergeracionais


Entre os dias 11 e 13 de julho, São Paulo se consolidou como a maior vitrine da cultura japonesa fora do Japão ao sediar a 26ª edição do Festival do Japão. Realizado no São Paulo Expo, o evento de 2025 celebrou os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil–Japão e reuniu cerca de 200 mil visitantes, segundo estimativa dos organizadores.



Público acompanha atento às apresentações realizadas durante a feira


Promovido pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), o festival ocupou os pavilhões 5 a 8 do centro de exposições com uma programação abrangente, que mesclou tradições milenares, inovação tecnológica, cultura pop e oportunidades de negócios.

 

Indústria e inovação em destaque

Além de atrações culturais, o evento também foi palco para grandes marcas japonesas. A Yamaha, por exemplo, apresentou sua motocicleta elétrica NEO’S Connected, a esportiva R15 e a consagrada MT-07. Também foram exibidos motores de popa fabricados no Brasil. A participação marcou ainda o aniversário de 70 anos da Yamaha Motor no Japão, 55 anos no Brasil e os 40 anos da fábrica de Manaus.

 


Motor de polpa fabricado no Brasil e a motocicleta elétrica NEO’S Connected

 

“Estar presente neste evento reafirma nosso compromisso com o fortalecimento das relações culturais entre Brasil e Japão, um vínculo que valorizamos e buscamos expandir continuamente”, destacou Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha Motor do Brasil.

 

Gastronomia regional conquista o público

A Praça de Gastronomia foi um dos pontos mais movimentados do festival, com mais de 40 estandes que ofereceram pratos típicos de diferentes províncias japonesas. O público pôde saborear desde o tonkotsu ramen de Fukuoka ao okonomiyaki de Hiroshima, passando por pratos como o sobá de Okinawa, somen de Nara e manju de Kagoshima.

 

Uma das novidades desta edição foi o lançamento de um aplicativo com descrições detalhadas dos pratos, fotos e filtros para dietas específicas — como opções veganas e sem glúten —, facilitando a escolha do público com restrições alimentares.



Marcos Tadashi encanta o público ao preparar um delicioso prato com salmão

 

Parcerias com empresas como Mitsubishi Corporation e Aimon trouxeram chefs renomados para demonstrações culinárias. O chef Marcos Tadashi, por exemplo, preparou um carpaccio de salmão com salada de repolho, enquanto explicava sobre a procedência do peixe vindo de criadores no Chile. “Esse contato direto com o público permite não apenas uma experiência gastronômica, mas também uma troca cultural valiosa”, ressaltou.

 

Cultura tradicional, pop e intergeracional

A programação cultural contou com apresentações de taikô (tambores japoneses), dança bon’odori — com participação do público — e a Parada Yosakoi, inspirada na província de Kochi. No sábado (12), o festival sediou a final nacional do concurso Miss Nikkey Brasil e emocionou o público com a exibição de um clipe bilíngue da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó com a banda japonesa Begin, em homenagem à ilha de Okinawa.

 

O espaço Akibaspace atraiu os fãs da cultura pop japonesa, com oficinas de mangá, batalhas de rap inspiradas em animes e o tradicional concurso de cosplay. Para o público infantil, o evento ofereceu oficinas de origami e brincadeiras com sorteios de brindes. Já o Espaço Longevidade proporcionou atividades voltadas ao bem-estar da terceira idade, como massagens, exercícios de rádio taisô e rodas de conversa.

 

Feira de negócios promove intercâmbio comercial

No mezanino do São Paulo Expo, a Expo Japan reuniu cerca de 141 expositores representando 40 províncias japonesas. Com apoio de entidades como JICA, MAFF e JETRO, a feira de negócios B2B teve como objetivo fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Japão, com foco em importação, exportação e inovação empresarial.

 

Diálogo entre gerações e olhares para o futuro

Mais do que um festival cultural, o evento reafirma o elo histórico e afetivo entre as duas nações — o Brasil abriga hoje a maior comunidade japonesa fora do Japão. O Festival do Japão também cumpre um papel essencial de diálogo com as novas gerações, promovendo a preservação da cultura nipônica e sua integração com os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo.

 

Para 2026, a expectativa é ainda maior, com as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. A organização já planeja ampliar as atrações e reforçar ainda mais os vínculos culturais, sociais e econômicos entre os dois países.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.