Câmara discute criação de zonas de exportação em São Paulo
Por Redação
30/06/2025 às 09:38:39 | | views 907 @Divulgação/Governo de São Paulo
Audiência pública debate incentivos fiscais e impacto regional das ZPEs
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (2), às 10h, uma audiência pública para discutir a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no estado de São Paulo. A proposta foi apresentada pelo deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), que defende a medida como estratégia para impulsionar a competitividade internacional da indústria paulista.
As ZPEs são áreas geograficamente delimitadas que oferecem incentivos fiscais, cambiais e administrativos para empresas exportadoras. O objetivo é reduzir custos operacionais, estimular a produtividade e ampliar a inserção do Brasil no comércio exterior.
“A criação de zonas de processamento de exportação constitui um importante mecanismo para fomentar o desenvolvimento econômico regional, ampliar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional e estimular investimentos produtivos no país”, argumenta o parlamentar.
Segundo Bragança, o estado de São Paulo reúne condições ideais para a instalação dessas zonas, devido à sua infraestrutura logística, capacidade industrial e presença de polos comerciais consolidados. A expectativa é que a iniciativa contribua para gerar emprego e renda, além de promover o desenvolvimento em municípios que buscam diversificar suas economias.
A audiência será realizada no plenário 5 da Câmara e contará com a presença de especialistas, representantes do setor produtivo e autoridades ligadas à política de comércio exterior.