Hyundai Mobis desenvolve sistema de bateria com combate integrado a incêndio
Por Redação
30/04/2025 às 10:41:53 | | views 2516 @ozonio propaganda
Tecnologia detecta superaquecimento e libera agente extintor em até cinco minutos, atendendo a exigências de segurança em mercados como Europa, China e Índia.
A Hyundai Mobis anunciou o desenvolvimento de um novo sistema debateria para veículos elétricos com um recurso integrado de combate a incêndios. A tecnologia foi projetada para impedir o descontrole térmico nas células da bateria, uma das principais causas de incêndios em veículos elétricos, e pode ativar um agente extintor em até cinco minutos após o início da ignição.
O sistema combina hardware e software: sensores monitoram em tempo real a temperatura, pressão e tensão da bateria, enquanto o software identifica anomalias e aciona o dispositivo de combate ao fogo, direcionando o agente extintor para o ponto de risco. A substância utilizada tem capacidade cinco vezes maior que a de um extintor doméstico e reúne propriedades de resfriamento, isolamento e permeabilidade. É também segura para o meio ambiente e para a saúde humana.
A Hyundai Mobis já solicitou três patentes relacionadas à nova tecnologia, incluindo a estrutura da caixa da bateria, o sistema de tubulação do agente extintor e seu design de alta pressão.
Segundo Park Yong Jun, vice-presidente do Grupo de P&D de Sistemas de Bateria da Hyundai Mobis, a inovação responde a exigências crescentes de segurança à medida que veículos elétricos de maior porte ganham mercado. “Vamos integrar hardware e software para desenvolver sistemas que superem os padrões globais de segurança”, afirmou.
A nova tecnologia atende a regulamentações já em vigor em países como Alemanha, China e Índia, que exigem contenção do descontrole térmico por ao menos cinco minutos após o início de uma faísca. Em muitos mercados, essas exigências estão se tornando cada vez mais rigorosas.
A empresa também apresentou recentemente um novo material com tecnologia Pulsating Heat Pipe (PHP), capaz de reduzir o superaquecimento durante o carregamento rápido da bateria. Não há previsão, por enquanto, para a chegada das novas tecnologias ao mercado brasileiro.