Campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes


Por Redação

11/03/2025  às  09:30:18 | | views 696


@Artem Podrez/pexels

Sinduscon-SP, Instituto Liberta e entidades lançam iniciativa para combater violência sexual infantil


O Sinduscon-SP e o Instituto Liberta se uniram em uma ação para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Juntas, as entidades lançarão, nos dias 13 e 14 de março, a campanha "Mãos que Constroem, Protegem: Construção Civil Enfrentando a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes". Essa será a primeira ação conjunta, que também conta com a parceria do Seconci-SP, Abrainc, CBIC, Feticom-SP, Secovi-SP e Sintracon-SP.

 

A iniciativa acontecerá nos canteiros de obras das construtoras filiadas ao Sinduscon-SP, espalhadas por todo o estado de São Paulo, com o objetivo de conscientizar o maior número possível de trabalhadores da construção civil sobre esse tema tão sensível e urgente.

 

O lançamento oficial será realizado pelo presidente do Sinduscon-SP, Yorki Estefan, e pela diretora-presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, durante a reunião mensal do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon-SP (CTQ), que acontecerá no dia 13/03, na sede da entidade. O encontro contará com a presença de diretores das empresas que fazem parte do CTQ, e a expectativa é que, nesse momento, as construtoras se engajem na campanha. No dia seguinte, 14/03,  a mobilização terá início em duas obras: uma na capital, da Construtora Conx, localizada na Rua Aimberê, 436, às 7 horas;  e outra no interior, em Bauru, da Construtora Pacaembu, Rua Santos Moreno, sem número, às 10 horas. Ambas as construtoras são associadas ao SindusCon-SP.

 

De acordo com Yorki Estefan e Luciana Temer, a parceria resulta da soma de forças entre a experiência do Sinduscon-SP no tratamento de temas de interesse social e a expertise do Instituto Liberta, que trará o conteúdo técnico e especializado da campanha. Ambas as instituições esperam envolver o maior número possível de empresas, sensibilizando o público da construção civil, um dos setores com o maior número de trabalhadores no estado de São Paulo e no Brasil.

 

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os profissionais da construção civil para a identificação e denúncia de casos ou suspeitas de violência sexual contra crianças e adolescentes, com ênfase na prevenção desse tipo de violência por meio da disseminação de informações. Técnicos do Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS), que atuam em todo o estado de São Paulo, visitarão os canteiros de obras para apresentar o tema aos trabalhadores da construção civil. Para isso, o SindusCon-SP produziu uma apresentação focada nesse público, com base nas informações fornecidas pelo Instituto Liberta. Além dessa apresentação, os trabalhadores receberão material impresso com um QR Code, que dará acesso à "trilha de conhecimento" para a proteção de crianças e adolescentes, chamada "Saber Liberta". Essa trilha inclui seis videoaulas produzidas pelo Instituto, com conteúdo educativo voltado à prevenção e conscientização.

 

“Sabemos que este é um tema extremamente delicado, que exige responsabilidade e coragem para ser enfrentado. Levar essa conscientização aos canteiros de obras é uma iniciativa inédita. O Sinduscon-SP está pronto para engajar seus membros nessa causa, que é responsabilidade de todos. Junto ao Instituto Liberta, vamos trabalhar para abordar o assunto de forma eficaz, gerando resultados positivos e transformações para a sociedade", afirma Yorki Estefan, presidente do Sinduscon-SP.

 

“É missão do Liberta conscientizar a sociedade sobre este problema tão grave e pouco conhecido e a parceria com o SindusCon-SP e outras entidades do setor é muito importante nesse processo”, diz Luciana Temer, presidente do Instituto. “No Brasil, são registrados cinco estupros de menores de 14 anos por hora. Precisamos quebrar o tabu de falar sobre essa violência e criar caminhos de proteção, que passam pelo fortalecimento de toda a sociedade por meio da informação", complementa.

 

A Campanha “Mãos que Constroem, Protegem: Construção Civil Enfrentando a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes" é um passo importante para sensibilizar e educar, contribuindo para a criação de uma rede de proteção para crianças e adolescentes. A parceria entre o Sinduscon-SP, Instituto Liberta, Seconci-SP, Abrainc, CBIC, Feticom-SP e Secovi-SP e Sintracon-SP certamente trará bons frutos, ampliando o impacto dessa causa tão urgente.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.