Empresários debatem futuro do Transporte de Cargas no principal evento do setor na América Latina


Por Redação

12/11/2024  às  09:15:21 | | views 2453


@grupo mostra de ideias

Influenciadores do Transporte marcaram presença na Fenatran e falaram sobre avanços tecnológicos e tendências de empregabilidade no segmento


Na quinta-feira (7), o projeto Influenciadores do Transporte (IT) – formado por empresários e executivos do setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e que tem a missão de desenvolver projetos visando contribuir de forma positiva com o segmento – esteve no 24º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran) para a realização da edição do IT Talks que teve foco na feira. O evento foi uma iniciativa do GMI, uma empresa de comunicação especializada no setor de transporte de cargas e logística. A conversa foi mediada pelo Fundador e CEO da companhia, Rodrigo Bernardino, que abordou em dois painéis, o uso da tecnologia no transporte e o futuro do trabalho no segmento.

 

O primeiro bloco, intitulado "Transformação Digital no Transporte e na Logística", contou com a participação de Joyce Bessa, diretora da TransJordano; José Alberto Panzan, diretor da Anacirema; Lucas Scapini, CEO do Grupo Scapini; Eduardo Ghelere, CEO da Ghelere Transportes; Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Logística; Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas e Rafaela Cozar, head de gestão e inovação da Roda Brasil Logística.

 

Enquanto o segundo bloco, nomeado de "O Futuro do Trabalho no Transporte de Cargas", teve como painelistas André de Simone, membro do conselho administrativo da Transita Transportes e coordenador nacional da COMJOVEM; Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP; Ludymila Mahnic, COO da Mahnic Operadora Logística; Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística; Gislaine Zorzin, diretora administrativa da Zorzin Logística e Roberta Caldas, presidente da Transpocred.

 

"A cada edição tentamos trazer temas sensíveis para o setor. Para abordar assuntos como desenvolvimento de tecnologias, pessoas e bem-estar, é necessário que tenhamos no centro dessa conversa quem realmente pratica isso e, ao reunir estas personalidades que representam o setor em diferentes localidades ou segmentos, tornamos a conversar mais plural e aprendemos um pouco mais sobre demandas e soluções", explicou Rodrigo.

 

Durante o primeiro painel, os participantes debateram sobre tecnologias que estão sendo utilizadas no exterior e fizeram comparativos do mercado interno com a de outros países. Além disso, também abordaram como têm investido em inteligências que reduzem a emissão de poluentes, em estruturas que visam a saúde e bem-estar do colaborador e em sistemas de segurança que identificam os diversos tipos de conduta diante o volante, condições e adversidades de via, prevenindo, inclusive, os riscos de acidentes.

 

Como evidenciado em uma pesquisa executada pela Next.Log, realizada com 114 transportadoras e empresas do ramo logístico, mostrou que quase 80% desses negócios relataram ter investido em soluções tecnológicas no último ano. Além disso, o último Índice de Desempenho Logístico, divulgado pelo Banco Mundial, apontou que 62% dos líderes de empresas do transporte acreditam que a tecnologia é o futuro e a chave principal para resolver problemas enfrentados no seu dia a dia.

 

No segundo bloco, o tema discutido foi o desenvolvimento de talentos para a nova era do transporte e da logística. Como apontou o Relatório da Indústria Global de Transporte e Logística de 2024, projeta-se que o mercado global do setor atingirá US$6,55 trilhões até 2027, com um crescimento anual de 4,7% entre 2022 e 2027. Esses números indicam uma expansão promissora, mas também ressaltam a importância de a indústria se preparar para incorporar tecnologias emergentes e inteligência artificial.

 

Na rodada, os painelistas abordaram as estratégias de desenvolvimento de talentos, formação de líderes e as habilidades essenciais para o sucesso no transporte e logística do futuro, com foco na retenção de profissionais e na adaptação às novas exigências do mercado.

 

"Para nós, é muito importante estar aqui, até porque os nossos membros adquirem os produtos expostos na Fenatran e fazem a diferença nos seus negócios. Então, quando os organizadores do evento reconhecem que temos algo relevante e nos abrem as portas para apresentar aos demais públicos que passam por aqui durante a semana, ficamos muito gratos e nos sentimos valorizados", concluiu Rodrigo Bernardino.

 

A realização deste momento dentro do evento foi feita por meio de uma parceria do IT Talks com o apoio do IT 10 e IT Seniors, com o desenvolvimento do Grupo Mostra de Ideias, o incentivo da Mercedes-Benz, Gobrax e da EME Assessoria.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.