Casal apontado como liderança da facção foi detido no Ceará; operação busca desarticular núcleo armado e financeiro do grupo
A Polícia Civil da Bahia prendeu 35 pessoas suspeitas de envolvimento com o Comando Vermelho (CV) durante a Operação Freedom, deflagrada na manhã desta terça-feira (4). A ação teve apoio da Polícia Militar baiana, da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Federal (PF), com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro da facção no estado.
Além de Salvador, os mandados judiciais foram cumpridos em Eusébio (CE), Ilhéus e Aratuípe. A Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), um homem foi morto ao reagir à abordagem policial no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador. Ele não era alvo direto dos mandados, mas tinha antecedentes criminais e era conhecido dos agentes por supostamente organizar ataques a grupos rivais do CV.
A operação é resultado de uma investigação iniciada em 2022, que aponta os principais suspeitos como envolvidos em pelo menos 30 homicídios ocorridos em Salvador e em outras cidades onde a facção buscava expandir sua atuação.
Entre os presos, está um casal apontado como liderança da organização criminosa na capital baiana. O homem, natural da Bahia, seria responsável pela coordenação do tráfico de drogas e de ataques a grupos rivais. A mulher atuaria na administração financeira da facção. Ambos foram localizados e detidos na cidade de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza (CE).