Normalidade pós-pandemia pode aumentar roubos e ofertas de seguros, diz especialista


Por Redação

20/05/2022  às  14:22:46 | | views 158


@freepik/adobestock

Wesley Andrade explica que possível aumento pode incentivar mercado de seguros para celulares


Levantamentos recentes divulgados pela imprensa apontam que, no início da noite, normalmente quando o público está a caminho de casa, é o momento em que o celular é mais furtado ou roubado na capital paulista. A análise de cerca de 89 mil boletins mostra que entre 19h e 21h59 ocorre um de cada quatro roubos de celulares na cidade, o equivalente a 26,5%. Em Minas Gerais, apesar da redução no número de furtos e roubos de aparelhos telefônicos nos últimos anos, a preocupação ainda é a mesma.

 

Isso porque, em comparação com 2018, o ano de 2021 apresentou queda nos índices de furto e roubo, conforme dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), compilados a partir dos Registros de Eventos de Defesa Social (Reds). Apesar disso, os montantes ainda são altos, indo de 42.786 ocorrências com roubo de celulares em 2018 para 13.186, uma redução de 69,1%. Os furtos foram de 56.348 para 34.427, representando um declínio de 38,9%.

 

Em Belo Horizonte, ocorreu o mesmo movimento. Se em 2018, Belo Horizonte teve 15.332 registros de roubos e 18.289 de furtos, em 2021 esses índices foram para 4.690 (-69,4%) e 12.798 (-30,02%), respectivamente.

 

"São quedas importantes. Mas ainda é preciso cuidado, pois, para além do isolamento social que interferiu consideravelmente nesses dados, visto que as pessoas saíram menos nos últimos anos, os furtos e roubos ainda estão acontecendo neste contexto. Com a volta à normalidade gradativa, esse índice tende a aumentar. Além disso, como ilustra recentes pesquisas, a volta para casa é ponto de atenção também na capital mineira e outras cidades do estado. Com o retorno de diversas atividades ao presencial, os horários de maior deslocamento são perigosos", alerta Wesley Andrade, Head da Porto Minas Gerais.

 

Nesse cenário, os seguros de aparelhos telefônicos surgem como bons aliados, já que apenas cerca de 5% dos celulares do Brasil contam com seguro para proteger o aparelho de sinistros, roubos, furtos e quebras acidentais. O mercado de seguro para celulares segue aquecido, e várias empresas passaram a observar mais atentamente esse mercado. Como é o caso da Porto Seguro Celular, que passou a oferecer em Minas Gerais quatro planos com cobertura diferenciadas e 100% digitais, combinando coberturas disponíveis pela empresas em todo o país e com garantia internacional.

 

Para Wesley Andrade, o seguro celular pode ser uma saída para fazer frente à criminalidade, principalmente em um cotidiano tão digital quanto o da atualidade, em que os aparelhos telefônicos e smartphones são como "companheiros" de compromissos diários, trabalho, lazer e diálogo. "As pessoas se conectam por meio dos smartphones e tudo que elas precisam se encontra na palma da mão. Por isso, o celular é quase que parte de muitas atividades do dia a dia", destaca.

 

Inteligência artificial

Dentre os destaques oferecidos pelo seguro Porto, está o uso da inteligência artificial, que também visa reduzir as possibilidades de  fraudes., com a integração de diferentes tecnologias. O uso de algoritmos e componentes de software (sdks), como o de geolocalização, segundo a empresa, mostrou-se fundamental para viabilizar uma solução inovadora e sustentável.

 

O Head da Porto MG destaca que o objetivo é garantir a proteção de forma simples, compreendendo as mais diferentes situações do dia a dia. "Queremos oferecer o seguro de forma simples para que as pessoas possam ser guiadas intuitivamente, sem complicações. As coberturas oferecidas compreendem desde a subtração, por roubo ou furto simples, até danos, com uma cobertura muito ampla, desde queda, curto provocado por oscilação de energia ou oxidação por derramamento de líquidos. Compreendemos as necessidades dos nossos clientes e buscamos soluções", conclui Wesley Andrade.

 

Benefícios

Outra novidade do produto é que ele está conectado ao ecossistema Porto, permitindo vantagens em produtos e serviços da companhia. A contratação do Porto Seguro Celular pode ser realizada por meio dos corretores de seguros ou pela loja virtual da Porto. Sem lista de espera, nem período de carência, o produto pode ser contratado para aparelhos com até dois anos de uso e permite a inclusão de acessórios, contratação de múltiplos aparelhos e inclusão de menores de idade entre os segurados na mesma apólice.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.