Governador do Rio destaca atuação do setor bélico na Laad 2025


Por Redação

01/04/2025  às  20:48:28 | | views 1227


@Rossi Comunicação
Tecnologia Skyjacker, utilizada nos Jogos Olímpicos em Paris, é um dos destaques da feira

Feira termina na próxima sexta-feira (4) e os visitantes podem acompanhar a apresentação do que há de mais moderno nas áreas de defesa e segurança


Começou nesta terça-feira (1) a 15ª edição da Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD Security & Defence), que contou com uma declaração do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sobre a importância do setor bélico. "Esse mercado deve atuar junto ao governo, no controle e monitoramento das armas, após o processo de venda, para combater a entrada dos equipamentos pelas fronteiras do país”.

 

Segundo o governador, cerca de 90% do armamento apreendido pelas nossas polícias em 2024 tiveram origem em outros países e o Estado recuperou 15 mil armas em um ano. "Precisamos entender que esse poder bélico nas mãos erradas provoca insegurança e atinge toda a população, por isso, a importância da indústria também fazer parte do enfrentamento ao crime organizado, tendo a gerência sobre o caminho dos armamentos e atuando em conjunto com o governo federal no controle do tráfico internacional de armas”, afirmou Castro.

 

Das forças públicas de segurança do Estado, os visitantes vão poder conhecer o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da Polícia Militar, novas viaturas com sistemas de câmeras acopladas com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas e ainda drones de última geração. Também estão presentes diversos equipamentos utilizados pelos institutos de Polícia Técnico-Científica, da Polícia Civel, e o Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais, (Core).

 

Outro destaque é o detector de vidas, que auxilia os militares nas buscas por vítimas vivas em ambientes acometidos por desastres, no estande do Corpo de Bombeiros. Com a tecnologia é possível procurar por vítimas vivas em ambientes acometidos por desastres.

 

Confira alguns destaques das empresas

A BAE System apresenta a capacidades do veículo de combate CV90120, os Navios-Patrulha Oceânico (OPVs) da classe Amazonas utilizados pela Marinha do Brasil, e o Veículo de Combate Anfíbio (ACV). O visitante também pode obter informações sobre vários produtos de artilharia, incluindo os canhões navais 40Mk4 e 57Mk3, munição 3P, o obuseiro rebocado leve M777 de 155mm e o TRIDON Mk2, além de ver os radares de vigilância naval, como o AWS-10 e o Artisan, instalado no navio-capitânia NAM Atlântico, da Marinha do Brasil, construído pela BAE Systems.

 

No estande da Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), o destaque é para as redes de baixa órbita (LEO) e redes privativas LTE/5G, que são essenciais para suportar operações remotas e em tempo real, em um cenário de defesa moderno. Além disso, a empresa demonstra o uso de Inteligência Artificial e IoT em sistemas de vigilância avançada, ilustrando como essas tecnologias estão integrando novos patamares de eficácia e segurança operacional.

 

Na Axon, estão sendo apresentadas soluções inovadoras projetadas para aprimorar a eficiência operacional e a segurança da sociedade e o público pode participar de diversas experiências imersivas e demonstrações ao vivo das mais recentes inovações tecnológicas da Axon como as câmeras corporais Body 4, com transmissão de vídeo em tempo real, simulações imersivas em realidade virtual (VR): Treinamento com TASER em VR, além de demonstração de drones e robôs táticos.

 

A Safran Electronics & Defense apresenta produtos aviônicos, sistemas de observação, sistemas de vigilância embarcados portáteis e navegação inercial. O destaque é para a solução Skyjacker – um sistema anti-drones desenvolvido para uso pelas Forças Armadas e agências de segurança em campos de batalha e instalações sensíveis. Um dos principais diferenciais da solução é a exclusiva capacidade de spoofingtecnologia que altera a trajetória do drone ao simular sinais GNSS, direcionando-o para um alvo designado e neutralizando a ameaça.

 

No estande da Atech estão tecnologias integradas em Comando e Controle, Comunicações, Computação e Inteligência (C4I) – que permitem total suporte nas operações que necessitam de tomada de decisões estratégicas em tempo real, o monitoramento e gerenciamento em diferentes domínios (terra, ar, mar e ciberespaço), a transmissão segura e eficiente de informações entre unidades e centros de comando, o processamento e a análise de grandes volumes de dados, além da coleta, análise e disseminação de informações críticas para antecipar ameaças. A família Arkhe, com as soluções Arkhe Integrated Surveillance e Arkhe GDI (Gerenciamento de Incidentes) são parte dessas tecnologias, essenciais para a defesa e a segurança.

 

A Motorola Solutions  trouxe câmeras robustas de longo alcance que podem detectar anomalias a até 30 km de distância, câmeras corporais, rádios militares táticos de alta frequência, entre outras soluções e inovações com IA em comunicações críticas, segurança de vídeo e soluções de centro de comando. Dentre as tecnologias estão o Software CAPE Drone, as Câmeras corporais V500, o Barrett Communications, o Silent Sentinel e as soluções Avigilon e Pelco.

 

A GWM Brasil aproveitou a feira para apresentar a versão inédita do Tank 300, voltada ao policiamento ambiental, adaptada pela REVO. Trata-se de uma configuração especialmente preparada para patrulhamento off-road. O modelo recebeu aprimoramentos como guincho de 12 mil libras (5.443kg), para-choques de aço com proteção de faróis, rack de teto com cesto e base para lançamento de drone, além de sinalização acústica e luminosa completa. Internamente, conta com bancos em couro sintético Duocolor e piso em PVC, adequados para condições severas de uso. O SUV híbrido plug-in da GWM combina um motor 2.0 turbo a gasolina com um motor elétrico dianteiro, entregando 394 cv de potência e 750 Nm de torque. Sua bateria de 37,1 kWh garante autonomia elétrica de até 75 km (pelo padrão Inmetro) ou 106 km (pelo padrão WLTP). Com tração 4x4 (modos 2H, 4H e 4L), transmissão automática de 9 marchas, 9 modos de condução e condução semiautônoma nível 2+.

 

Também presente no evento a Fundação Ezute, reconhecida por sua contribuição em projetos estratégicos como SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície), SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul) e VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações), a Ezute entrega soluções de alta complexidade técnica com forte compromisso público. Sua atuação abrange todo o ciclo de vida de programas críticos, apoiando setores como defesa, segurança pública, mobilidade urbana, meio ambiente, saúde e parcerias público-privadas.

 

A LAAD Security & Defence é considerada uma das maiores feiras internacional de defesa e segurança da América Latina. São mais de 350 expositores, incluindo fabricantes e fornecedores de tecnologias e armamentos para as forças de segurança e Forças Armadas do mundo.

 

Serviço

LAAD Defense & Security 2025

Data: 1 a 4 de abril de 2025, das 10h às 18h.  

Local: Riocentro - Avenida Salvador Allende, 6555 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.