Colunista

Ale Boiani

Planejamento financeiro para 2022 ou para toda a vida


12/01/2022 | 00:00:00 | Visto por: 8250 leitores

Planejar a vida financeira deveria ser visto como algo importante o tempo todo. Matéria de colégio, assunto comentado na mesa de familiares e amigos, e parte da educação desde a infância, algo que os jovens tivessem mais contato desde novos. Isso certamente apresentaria futuros mais promissores e uma realidade financeira bem diferente. Isso porque quanto mais tempo você tiver para se planejar, maior a possibilidade de dar certo e funcionar em um tempo razoável - isso acontece na vida, de forma geral, e nas finanças não poderia ser diferente.

 

O planejamento financeiro engloba uma série de fatores. Não é simplesmente guardar dinheiro. O primeiro passo é organizar as contas, deixá-las em dia. Depois, você passa a poupar, gastar menos do que ganha. A segunda coisa é que você tem que investir bem esse dinheiro. O brasileiro vem se abrindo cada vez mais para o universo dos investimentos nacionais e internacionais nos últimos anos. E a realidade que antigamente era vista como "apenas para milionários", passou a ser mudada com a entrada de pequenos investidores na bolsa. E isso é bastante animador.

 

A importância de investir o dinheiro ao fazer um planejamento financeiro é clara: porque se você não olha para isso, a inflação corrói esse valor. Não adianta você ter um dinheiro ali, mas que não seja bem remunerado.

 

É importante ressaltar que investir também exige cuidado e segurança para que você não acabe arriscando e perdendo todo o seu capital em ciladas ou promessas falsas. Nós vemos na internet, por exemplo, uma série de influenciadores falando sobre a facilidade de ganhar muito dinheiro e ficar rico com investimentos. E eu sempre digo que na verdade ninguém fica rico do dia para a noite, e é preciso ter muito cuidado e sempre valorizar e contar com um profissional da área que cuide do seu dinheiro e saiba o que está fazendo, alguém que consiga orientá-lo quanto às mudanças de mercado.

 

Poder contar com o auxílio e a visão de um profissional antenado na área e que sabe interpretar os movimentos e tendências faz sentido para qualquer que seja o seu patrimônio ou valor de investimento. É este profissional que saberá buscar as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil e irá te orientar para construir e consolidar o seu patrimônio.

 

Pouquíssima gente sabe, mas contar com o auxílio deste profissional não tem custo. O pagamento do trabalho de cuidar do seu dinheiro vem diretamente das instituições e ativos. Sendo assim, o seu custo é o mesmo do que se não tivesse ninguém te atendendo, mas a diferença que essa gestão traz pode ser expressiva e um divisor de águas na vida financeira, e, por isso, vale muito a pena!

 

Mas o planejamento financeiro não envolve apenas questões ligadas a investimentos também. Ele envolve questões fiscais, tributárias, sucessórias, o levantamento real da necessidade de oferecer produtos de proteção com os seguros; a internacionalização e acessos a produtos fora do país ou planos da família de morar no exterior, questões jurídicas que demandam proteção do patrimônio quanto à penhoras, entre outros pontos.

 

Geralmente as pessoas aproveitam o fim do ano para pensar em planejar e a organizar a sua vida financeira. É uma época em que as pessoas começam a se olhar para o ano seguinte. Mas o que eu sempre recomendo é: o ideal é que não façam simplesmente um planejamento para o próximo ano, mas um projeto para a vida! Visualizar os objetivos a longo prazo e levar em consideração onde a pessoa quer estar daqui a dez ou quinze anos.

 

Reforço também que muito importante acompanhar esse planejamento e revisitá-lo sempre que necessário e a cada ano, fazer os ajustes de acordo com a sua realidade atual, as projeções e as perspectivas para os objetivos serem de fato alcançados.

 

E aí, que tal começar a se programar para um 2022 de mais tranquilidade e saúde financeira?



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.