• PUBLICIDADE

Detran-SP elimina baliza no exame prático da CNH


Por Redação

27/01/2026  às  09:15:05 | | views 85


@Ag/Segnews

Nova regra também libera exame em carro automático e reduz custos para tirar habilitação


Ouça esta reportagem

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou nesta segunda-feira (26) mudanças no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As novas regras autorizam a realização da prova em veículos com câmbio automático e retiram, de forma definitiva, a etapa de baliza do percurso.

 

Segundo o órgão, candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão optar por realizar o exame prático em carros automáticos, desde que os veículos estejam devidamente cadastrados. A medida acompanha a ampliação da frota com esse tipo de transmissão no país e amplia as opções para quem busca a habilitação.

 

Com a retirada da baliza, o exame prático passa a concentrar a avaliação na condução em circulação. O percurso seguirá o modelo já adotado atualmente, incluindo conversões à direita e à esquerda, uso correto da seta, realização de parada em local permitido e condução segura em condições normais de trânsito.

 

As mudanças fazem parte de um conjunto de medidas do governo paulista para simplificar o processo de obtenção da CNH e reduzir custos para os candidatos. De acordo com o Detran-SP, a eliminação de etapas tende a diminuir o tempo necessário para a formação de novos motoristas.

 

Após a publicação da norma da nova CNH pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 10 de dezembro, o Detran-SP implementou um novo formato para o exame teórico, com a adoção do curso on-line. A prova passou a ter duração de uma hora e a exigir 20 acertos, em vez de 21.

 

O órgão afirma que São Paulo foi o primeiro estado do país a aplicar o novo modelo, registrando um candidato aprovado já no dia 13 de dezembro, três dias após a publicação da portaria.

 

Outra mudança foi a redução do valor dos exames médico e psicotécnico, agora limitados a R$ 90 cada, quando realizados em clínicas credenciadas. Segundo o governo estadual, os novos valores representam queda de cerca de 30% no exame médico e de 40% no psicotécnico em relação aos preços anteriormente praticados.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.