CNH fica mais barata e rápida em São Paulo com novas regras
Por Redação
16/01/2026 às 09:02:59 | | views 258
Detran-SP adota curso teórico on-line, reduz tempo de prova e corta valores dos exames médico e psicotécnico
Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo passou a exigir menos tempo e custo a partir de janeiro, após a adequação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) às novas normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As mudanças incluem a reformulação do exame teórico, a redução de taxas e a eliminação de etapas presenciais.
Com a publicação da norma da nova CNH pelo Contran, em 10 de dezembro, o Detran-SP viabilizou rapidamente a aplicação do exame teórico em novo formato, incorporando o curso on-line como alternativa ao modelo presencial. A prova passou a ter duração de uma hora e exige, agora, o mínimo de 20 acertos para aprovação, ante os 21 exigidos anteriormente.
Segundo o Detran-SP, a adaptação ocorreu em tempo recorde. São Paulo foi o primeiro estado do país a registrar um candidato aprovado no novo modelo de exame teórico, em 13 de dezembro, apenas três dias após a publicação da portaria federal. Desde a implantação do curso digital, mais de 14 mil solicitações de curso teórico já foram atualizadas no estado por meio do aplicativo CNH do Brasil.
Outra mudança relevante foi a redução do valor cobrado pelos exames médico e psicotécnico, que passam a ter preço máximo de R$ 90 cada, desde que realizados em clínicas credenciadas. A medida representa uma queda de aproximadamente 30% no exame médico e de 40% no psicotécnico em relação aos valores anteriormente praticados.
O Detran-SP também abriu o cadastramento de instrutores autônomos interessados em ministrar aulas práticas para candidatos à habilitação, conforme previsto nas novas regras da CNH. O procedimento é feito por meio do Sistema Eletrônico de Informações do Estado de São Paulo (SEI).
Para orientar os candidatos, o órgão lançou uma página informativa com um passo a passo do processo de habilitação, detalhando as etapas, a ordem dos procedimentos e os links de acesso aos serviços. O sistema da CNH Paulista segue em evolução e deve incorporar novos serviços nos próximos meses, com foco na simplificação do processo e na redução de custos para a população paulista.
Comentários desta notícia 0
Comentários - ver todos os comentários
Seja o primeiro a comentar!


