• PUBLICIDADE

Suspensão de vistos dos EUA atinge Brasil e dezenas de nações


Por Redação

14/01/2026  às  14:32:29 | | views 4018



Medida do Departamento de Estado visa impedir que imigrantes dependam de benefícios públicos; suspensão não tem prazo definido


Ouça esta reportagem

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a suspensão do processamento de vistos de imigrante para 75 países, entre eles o Brasil. A decisão, divulgada inicialmente pela Fox News Digital e confirmada pela secretária de imprensa Karoline Leavitt no X, começa na próxima quarta-feira, 21, e seguirá por tempo indeterminado.

 

Objetivo é coibir “encargo público”

Leavitt destacou que países como Somália, Rússia, Irã, Afeganistão, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também estão na lista. “O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, afirmou o porta-voz Tommy Piggott.

 

Um memorando interno obtido pela Fox News orienta os consulados a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a pasta revisa os procedimentos de triagem e verificação.

 

Critérios incluem saúde, idade e situação financeira

Desde novembro do ano passado, os consulados americanos aplicam novas regras de triagem baseadas no critério de “encargo público”. Funcionários são instruídos a negar vistos a candidatos que provavelmente dependeriam de benefícios sociais, considerando fatores como saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e necessidade de cuidados médicos de longo prazo.

 

Segundo a reportagem, pessoas idosas ou com sobrepeso estariam entre os grupos com maior risco de ter o pedido de visto negado.

 

“O objetivo é impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social enquanto o Departamento de Estado revisa seus procedimentos de imigração”, completou Piggott.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.