COP Internacional 2025 reúne 19 mil pessoas e movimenta 100 mi em negócios
Por Redação
13/11/2025 às 11:28:30 | | views 4049
Maior evento latino-americano de segurança pública discutiu o uso de tecnologia, inteligência artificial e drones nas forças policiais; próxima edição será em 2026
O Congresso de Operações Policiais (COP Internacional) encerrou sua 5ª edição com recorde de público e negócios. Realizado entre 23 e 25 de outubro, no São Paulo Expo, o evento recebeu mais de 19 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 100 milhões em oportunidades comerciais, consolidando-se como o maior encontro latino-americano voltado à segurança pública e à atividade policial.

Com o tema “Inteligência Artificial e Drones Policiais”, o congresso reuniu 88 palestrantes, 84 marcas expositoras e delegações de 15 países, entre eles Turquia, Israel, Suécia, Áustria, França, China e Estados Unidos. Foram mais de 44 horas de programação, com painéis sobre combate ao crime organizado, segurança nas fronteiras, interoperabilidade das forças policiais e uso da tecnologia em operações táticas.
“Foram três dias intensos de debates e troca de experiências. O COP se tornou o epicentro de tecnologia, estratégias e parcerias que moldarão o futuro da segurança pública”, afirmou João Sansone, idealizador do evento.
Tecnologia no centro do debate
As principais novidades apresentadas por empresas nacionais e internacionais incluíram drones táticos, sistemas de análise preditiva, viaturas inteligentes, equipamentos de visão noturna, tecnologias não-letais e câmeras corporais com inteligência artificial.
Para Arthur Bernardes, diretor da Axon no Brasil, o encontro destacou o papel da inovação no trabalho policial.
“O COP colocou a tecnologia no centro da conversa. Apresentamos câmeras corporais com tradução para 150 idiomas e sistemas que geram boletins de ocorrência automáticos. Essas soluções representam o futuro da segurança e da proteção de vidas”, afirmou.
Networking e novos negócios

Empresas que participaram pela primeira vez elogiaram o perfil técnico do público.
“Fomos surpreendidos pela qualidade dos visitantes, de vários estados e níveis hierárquicos. Saímos do evento com novas oportunidades e uma rede de contatos estratégica”, disse Douglas Almeida, diretor da Arsitec.
O diretor da Springfield Armory, Luiz A. Horta – Tatai, destacou o caráter internacional da feira. “O COP é hoje um dos principais pontos de encontro da indústria de segurança e defesa. Realizamos reuniões importantes e saímos com novas parcerias e projetos para o futuro”, afirmou.
Já Rogerio Tristão, da Geocontrol S/A, ressaltou o foco comercial: “Encontramos exatamente o público que buscamos. Foi uma vitrine ideal para nossas viaturas inteligentes.”
Autoridades e fóruns estratégicos

O COP Internacional também foi palco para discussões políticas e institucionais. Governadores como Cláudio Castro (RJ), Eduardo Riedel (MS), Ronaldo Caiado (GO), Antônio Denarium (RR) e Gladson Cameli (AC) estiveram presentes, além dos secretários de segurança Guilherme Derrite (SP), Victor Cesar dos Santos (RJ), Cel. Hudson Leôncio Teixeira (PR) e Antônio Carlos Videira (MS).
Durante o evento, foi realizado o Fórum de Segurança Pública pelo Brasil, promovido pelo Partido Progressista (PP) e pela Fundação Francisco Dornelles, reunindo especialistas e autoridades de diferentes correntes políticas para discutir políticas de segurança.
Treinamento e capacitação
O Grão-Mestre Kobi Lichtenstein, maior autoridade em Krav Maga da América Latina, participou pela primeira vez do evento. “Para quem está na linha de frente, a defesa pessoal é uma ferramenta vital. Mostramos como o Krav Maga e o uso do bastão tático retrátil podem fazer diferença e salvar vidas”, afirmou.
Próxima edição
Com resultados expressivos e ampla participação internacional, o COP Internacional 2026 já tem data confirmada: será realizado de 11 a 13 de agosto, novamente no São Paulo Expo. Mais informações sobre o COP Internacional, acesse https://cop.international
Comentários desta notícia 0
Comentários - ver todos os comentários
Seja o primeiro a comentar!


