• PUBLICIDADE

Furacão Melissa avança sobre o Caribe e ameaça Cuba e Bahamas


Por Redação

29/10/2025  às  09:51:41 | | views 4036


© Reuters/Octavio Jones/Proibida reprodução

Tempestade já deixou ao menos sete mortos e meio milhão sem energia na Jamaica; Bermudas estão em alerta máximo


Ouça esta reportagem

O furacão Melissa foi rebaixado para categoria 3, mas continua sendo considerado “extremamente perigoso”, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). O fenômeno avança nesta quarta-feira (29) em direção à costa sul de Cuba, com ventos sustentados de até 205 km/h, e deve atingir o sudeste ou centro das Bahamas nas próximas horas.

 

Nas últimas 24 horas, o Melissa oscilou entre as categorias 3, 4 e 5 na escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos furacões. O NHC informou que o centro da tempestade se move a 16 km/h e deve alcançar as Bermudas até a noite desta quinta-feira (30).

 

Em Guantánamo, no leste cubano, já foram registrados ventos sustentados de 61 km/h e rajadas de até 111 km/h. O governo de Cuba emitiu alerta de furacão para as províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo, Holguín e Las Tunas, pedindo que moradores busquem abrigo imediatamente. As Bahamas e as Bermudas também entraram em estado de alerta máximo, com autoridades orientando a população a proteger vidas e propriedades.

 

Jamaica contabiliza estragos

Enquanto Cuba e Bahamas se preparam para a chegada da tempestade, a Jamaica ainda enfrenta as consequências da passagem do furacão. De acordo com o vice-presidente do Conselho de Gestão de Risco de Desastres, Desmond McKenzie, houve danos extensos nas regiões de Clarendon e St. Elizabeth, no sul e sudoeste do país, que ficaram totalmente submersas.

 

A tempestade também danificou quatro hospitais, deixando um deles sem energia elétrica e forçando a transferência de 75 pacientes. Mais de 500 mil pessoas continuam sem eletricidade, e as autoridades relatam quedas de árvores, enchentes generalizadas e cortes de energia em praticamente toda a ilha.

 

O governo jamaicano informou que pretende reabrir os aeroportos até esta quinta-feira (30) para acelerar a distribuição de suprimentos de emergência e o resgate de comunidades isoladas.

 

Sete mortes confirmadas no Caribe

Até o momento, o furacão Melissa já provocou pelo menos sete mortes em sua passagem pelo Caribetrês na Jamaica, três no Haiti e uma na República Dominicana. Uma pessoa permanece desaparecida.

 

O Centro Nacional de Furacões alerta que o Melissa deve continuar provocando chuvas torrenciais, ventos intensos e inundações costeiras à medida que se desloca pelo norte do Caribe. As autoridades locais mantêm equipes de emergência em prontidão e pedem que a população siga as instruções de evacuação e segurança para evitar novas vítimas.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.