• PUBLICIDADE

Braskem faz 1ª venda de PE circular na América do Sul


Por Redação

28/05/2025  às  11:28:09 | | views 3809



Resina feita com reciclagem química será usada pela Copobras na produção de embalagens flexíveis para o setor pet food


Ouça esta reportagem

A Braskem concluiu a primeira comercialização de polietileno (PE) circular na América do Sul. O material, produzido a partir da reciclagem química, foi adquirido pelo Grupo Copobras e será utilizado na fabricação de embalagens flexíveis voltadas ao segmento de alimentação animal.

 

A resina integra o portfólio Wenew, linha da Braskem voltada à economia circular e à oferta de soluções sustentáveis em química e plástico. A matéria-prima para a produção do PE circular foi fornecida pela Neste, empresa finlandesa com a qual a Braskem firmou, em 2024, um acordo para o fornecimento de insumos circulares e bio-circulares.

 

“Esse é nosso primeiro caso de reciclagem química concretizado na América do Sul. É um marco importante para a Braskem na jornada pela sustentabilidade”, afirmou Pier Pesce, gerente de desenvolvimento de negócios da companhia na região.

 

O processo de reciclagem química permite a obtenção de monômeros com alta pureza, equivalentes aos de origem fóssil, o que viabiliza seu uso em embalagens que entram em contato direto com alimentos — conforme já reconhecido pela Anvisa. Esse diferencial amplia significativamente as possibilidades de aplicação em comparação com a reciclagem mecânica, que enfrenta limitações técnicas e regulatórias.

 

O PE circular fornecido à Copobras possui certificação ISCC Plus, que atesta sua rastreabilidade e conformidade com critérios internacionais de sustentabilidade. Para Morgana Bon, gerente de Engenharia de Produto da Copobras, a parceria representa um avanço importante: “Temos muito orgulho de sermos os primeiros a usar essa resina. Soluções como essa são essenciais para atender às demandas de sustentabilidade de consumidores e marcas.”

 

Compromisso com a circularidade

Desde 2021, a Braskem tem investido no desenvolvimento e comercialização de produtos com conteúdo reciclado, tanto por reciclagem mecânica quanto química. A empresa tem como meta alcançar a marca de 1 milhão de toneladas em vendas de produtos com conteúdo reciclado até 2030.

 

O portfólio Wenew se destaca também pela redução de até 48% nas emissões de carbono em comparação às resinas convencionais, reforçando o compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a transição para uma economia de baixo carbono.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.