• PUBLICIDADE

Indústria 4.0: M. Dias Branco adota manutenção preditiva


Por Redação

20/05/2025  às  08:33:49 | | views 3810


@pressaporter

Empresa avança cinco anos em um na digitalização da manutenção industrial com apoio da startup


Ouça esta reportagem

A M. Dias Branco, uma das maiores indústrias alimentícias do país, implementou um sistema de manutenção preditiva online em 12 de suas unidades fabris. A ação faz parte da estratégia de modernização da gestão industrial da companhia e contou com a parceria da startup Tractian, especializada em monitoramento de ativos e gestão de manutenção.

 

A manutenção preditiva utiliza sensores e análise de dados para antecipar falhas em equipamentos. O modelo adotado pela empresa visa aumentar a confiabilidade operacional e padronizar procedimentos de manutenção entre diferentes unidades.

 

Segundo Thiago Eloi Correa Lima, especialista de manutenção da M. Dias Branco, a iniciativa exigiu um processo de adaptação tecnológica e integração entre as plantas. “Foi necessário mapear os ativos críticos, definir fases de implantação e ajustar a solução à realidade de cada unidade”, afirma.

 

Entre os principais resultados obtidos, a companhia destaca a redução de falhas críticas, o aumento da disponibilidade dos equipamentos e maior eficiência nas rotinas operacionais. A padronização do novo modelo foi concluída em um período de 12 meses.

 

A empresa afirma que a digitalização da manutenção avançou o equivalente a cinco anos em um, acelerando a consolidação de práticas ligadas à chamada Indústria 4.0.

 

Além da parceria com a Tractian, a M. Dias Branco mantém desde 2018 o Programa Germinar, iniciativa voltada à aproximação com startups e pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de inovação. De acordo com a empresa, mais de 300 startups já foram avaliadas, com cerca de 15 efetivamente contratadas ou apoiadas.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.