Detran do Rio lança carteira de identidade digital


Por Redação

20/10/2021  às  17:46:31 | | views 7873


©divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Documento é válido em todo o território nacional


O Detran-RJ lançou nesta quarta-feira (20) o aplicativo Identidade Digital RJ, que permite acesso ao documento de identidade pelo celular, com validade em todo território nacional.

 

Inicialmente, o documento digital vale apenas para identidades emitidas de 5 de abril de 2019 em diante, quando passaram a ter um código de QR Code impresso na parte interna. Este código é que permite ao usuário baixar a versão digital do documento no celular. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está disponível apenas para maiores de 18 anos

 

Quem quiser ter acesso à versão digital e tem documentos emitidos antes de abril de 2019 deverá tirar a segunda via para acesso ao aplicativo.

 

A Identidade Digital RJ deverá ser revalidada a cada 12 meses pelo usuário. Em caso de perda da versão impressa, o cidadão poderá usar a versão digital até acabar o período de validade.

 

Segurança

Entre as medidas de segurança, o Detran destaca que a validação do QR Code é apenas uma etapa. Também é necessário fazer o reconhecimento facial e o cadastramento de PIN (senha de acesso). Segundo o órgão, o ambiente tecnológico é monitorado “com análises e testes de segurança da informação nos sistemas, seguindo os mais elevados padrões técnicos a fim de que seja possível proteger os dados (pessoais e sensíveis) dos usuários”.

 

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS. Depois de baixar o app no celular, o usuário deve escanear o QR Code, disponível na parte de dentro da identidade física. Em seguida, fazer o reconhecimento facial via aplicativo e criar uma senha numérica para login.

 

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível, desde 2017, no aplicativo Carteira Nacional de Trânsito, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran, antigo Denatran). (Com Agência Brasil)



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.