TSE realiza seminário internacional sobre fake news


Por Redação

02/04/2019  às 09:13:58 | | views 782


divulgação

Evento conta com o apoio da União Europeia e acontece de 16 e 17 de maio, em Brasília


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o apoio da União Europeia, reunirá, nos dias 16 e 17 de maio, alguns dos maiores especialistas no tema fake news para debater estratégias de combate à proliferação de notícias falsas no processo eleitoral. O Seminário Internacional Fake News e Eleições será realizado no Auditório I do edifício-sede do Tribunal, em Brasília (DF).

 

O evento contará com a participação de dirigentes do Facebook, Google, Twitter e WhatsApp e de especialistas do FBI (departamento federal de investigação dos EUA), da Polícia Federal, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Poder Judiciário, além de representantes da imprensa, de universidades e de institutos de checagem nacionais e internacionais, entre outros convidados.

 

O seminário será dividido em cinco painéis, que discutirão diferentes aspectos relacionados à temática central do evento: mídias sociais no cenário eleitoral, ferramentas de enfrentamento às fake news, liberdade de expressão versus crime contra a honra, eleições e fake news no mundo, bem como lei eleitoral e os limites da propaganda.

 

Todos os painéis acontecerão na sexta-feira (17), a partir das 9h, e serão compostos por quatro palestrantes e um mediador. Cada palestrante terá 15 minutos para expor suas ideias e compartilhar informações e conhecimentos.

 

O encontro será aberto oficialmente na quinta-feira (16), às 19h, pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Também participarão da cerimônia de abertura a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, entre outras autoridades.

 

Desafio da atualidade

A iniciativa é um esforço conjunto do TSE e da União Europeia com o objetivo de debater as implicações da disseminação de notícias falsas e seus efeitos no processo eleitoral e na sociedade em geral.

 

“O combate às fake news é um desafio típico da atualidade e que precisa de respostas rápidas de enfrentamento. O desafio é gigantesco e afeta todo o mundo, daí a importância de unirmos forças para combater esse flagelo”, ressalta o assessor especial da Presidência do TSE Rogério Galloro, um dos organizadores do evento.

 

Segundo Galloro, o seminário busca coletar informações, expor experiências, compartilhar conhecimentos e unir todos aqueles que têm força e interesse para enfrentar esse obstáculo, que não é um problema novo.

 

Esclarecimentos ao eleitor

Nas Eleições Gerais de 2018, o TSE criou uma plataforma para combater a propagação de fake news e ajudar o eleitor brasileiro a esclarecer fatos mentirosos sobre as eleições presidenciais disseminados nas redes sociais. A página oferece explicações do próprio TSE sobre as mensagens falsas e também disponibiliza links de agências e fontes confiáveis de notícias.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.