Brasilprev dá dicas de como declarar o plano de previdência


Por Redação

15/03/2019  às  15:10:28 | Atualizado em 15/03/2019 - 15:31:57 | views 7873


divulgação

Como lançar o PGBL e o VGBL são algumas das dúvidas de muitos contribuintes, segundo Sandro Bonfim


Disponível desde o dia 7 de março, a Declaração de Imposto de Renda Ano Base 2018, pode deixar os contribuintes na dúvida sobre como informar o plano de previdência.  Para ajudar nesse item, a Brasilprev elaborou um guia rápido com as principais dicas sobre o tema. Atenção: o prazo se encerra em 30 de abril.

 

Onde e como lançar o PGBL e o VGBL, segundo o superintendente de Produtos da Brasilprev, Sandro Bonfim, são algumas das principais dúvidas do contribuindo na hora de declarar.

 

Segundo Bonfim, quem possui um VGBL deve informar o montante de contribuições feitas até o final do ano base na ficha de Relação de Bens e Direitos (código 97). Os rendimentos não devem ser incluídos; por isso use sempre o valor informado no Informe de Rendimentos enviado pela empresa de previdência.

 

Já o PGBL traz um diferencial atrativo para quem declara no modelo Completo e também contribui para o INSS ou regimes próprios de previdência. "Neste caso, pode deduzir as contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, sendo que no momento do usufruto do benefício ou do resgate o IR incide sobre a totalidade (contribuições mais rendimentos)" conta Bonfim ao destacar que este plano deve ser mencionado na ficha de Pagamentos e Doações Efetuadas (código 36)".

 

 

Confira abaixo, algumas dicas para ajudar os contribuintes na hora de preparar a declaração:

 

 

 

 Caso ainda tenha ficado com dúvidas, não se preocupe. Acompanhe mais informações nos site abaixos:

  • Site da Receita Federal – Para saber todos os casos de quem deve fazer declaração, clique AQUI  
  • Perguntas e Respostas IRPF 2019 – Para acessar as respostas das dúvidas mais frequentes, clique AQUI
  • Informações sobre o IR na cartilha ABC da Previdência  da Brasilprev – Clique AQUI 



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.