Campanha pretende reduzir número de acidentes no trânsito


Por Redação

08/09/2018  às  11:25:57 | Atualizado em 08/09/2018 - 17:33:03 | views 7874



Especialistas afirmam que o número de acidentes e mortes no trânsito ainda são muito altas no Brasil e é preciso melhorar a cosncientização sobre os riscos


O Sindicato da Indústria de Material de Segurança (Sindseg SP) e o Observatório Nacional de Segurança Viária apresentaram, no dia 6 de setembro, o estudo com o resultado de blitze realizadas contra o uso de bebidas alcoólicas atrelado à direção de veículos e seus impactos à segurança pública e viária. Durante o evento, também foi lançada a campanha “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se Machuca”.

 

“Para o Sindseg SP, apoiar ações que visam diminuir o número de mortes em nosso trânsito é um ato de cidadania. As ações educacionais devem que ter uma continuidade e não podem ser realizadas apenas no Maio Amarelo, pois diariamente mais de 200 pessoas morrem nas ruas e estradas do nosso país. Para isso, adotamos um importante lema: “O Maio Amarelo passou, mas a luta pela vida continua”. Por isso o sindicato vem apoiando durante todo o ano iniciativas como esta. Por meio da educação, vamos combater essa tragédia”, afirma Mauro Batista, presidente do sindicato em São Paulo.

 

O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), traz informações relevantes sobre a efetividade da Operação Lei Seca no Brasil, por meio de análises comparativas estaduais. Um importante papel do relatório é reforçar a relevância da Operação Lei Seca, pois nos locais onde mais se fiscaliza é maior a conscientização em relação ao álcool e direção. Ou seja, nos estados com maior número de testes realizados, a taxa de autos de infração emitidos é menor.

 

Outra informação relevante apontada pelo estudo foi a proporção de testes realizados em relação à frota de veículos. Nesse sentido, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá são os estados que apresentaram os melhores resultados.

 

A baixa proporção de autos de infração emitidos em relação ao número de testes realizados também foi destaque nos dados apresentados. Recife e Fortaleza obtiveram ótimos resultados neste quesito, seguidos por Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Goiânia e São Luís, com taxas inferiores a 10% do número total de condutores abordados nas operações. Por outro lado, Florianópolis apresentou a maior proporção de autos de infração emitidos: 29%.

 

Para o professor doutor Jorge Thiago Bastos, responsável pelo Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, o relatório é um marco nos estudos sobre o tema e visa servir como apoio a todos os estados que queiram intensificar as ações para o combate do álcool atrelado à direção.  “Queremos que este relatório contribua pra o amadurecimento da cultura de segurança viária no Brasil”, afirma Bastos.

 

O evento contou com a participação de importantes autoridades, como o tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da Operação da Lei Seca do Rio de Janeiro; o coronel PM José Marcelo Macedo Costa, comandante do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o major PM Rogério de Azevedo Mota, coordenador Operacional da Lei Seca de Pernambuco; o capitão PM Adevan Santos Silveira, comandante da CPTRAN (Cia de Policiamento de Trânsito) e coordenador da Operação Lei Seca de Sergipe; Fernando Célio de Brito Nogueira, Promotor de Justiça e assessor Jurídico da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais; a deputada federal Keiko Ota; Antonio Penteado Mendonça, curador da Santa Casa de São Paulo, secretário geral da Academia de Letras e vice-presidente do Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP); Juarez Monteiro Molinari, presidente da ABRAMET; Valmero Costa, diretor Técnico Operacional do Detran; Rosan Coimbra, membro da Comissão de Sistema Viário da OAB; Alexandre Camillo, presidente licenciado do Sincor SP e candidato a deputado estadual; professor Jorge Thiago Bastos, da Universidade Federal do Paraná; Cicero Emanuel da Silva Costa, coordenador da Operação Lei Seca de Alagoas; Rositania de Farias, coordenadora de Educação para o Trânsito do Maranhão; e José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.

 

Campanha e o Movimento Maio Amarelo

A campanha “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se Machuca” conta com a parceria da Operação Lei Seca e o Movimento Maio Amarelo. Lançada no mês de setembro, a campanha será veiculada durante a Semana Nacional de Trânsito 2018.

 

A campanha, criada e cedida totalmente pela agência F&Q Brasil para o Observatório Nacional de Segurança Viária, pode ser utilizada por toda a sociedade, já que a meta é disseminar o alerta de que a combinação de álcool com a condução de veículos causa mortes.

 

Coneça os apoiadores da campanha:

- Ministério das Cidades

- Rádio SulAmérica Trânsito

- Revista Quatro Rodas

- Programa Brasil Caminhoneiro

- ABDER – Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem

- ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego

- AND – Associação Nacional de Detrans

- ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

- DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

- FOCOTRAN – Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito

- INSTITUTO MOBIH

- INSTITUTO PARAR

- SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.