Centro integrado de inteligência de segurança no Paraná


Por Redação

08/11/2018  às  13:56:45 | | views 7873


divulgação

A decisão foi comunicada a governadora Cida Borghetti pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann


O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sul (CIISPR-S) será instalado em Curitiba. A decisão foi comunicada a governadora Cida Borghetti pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em ofício enviado ao Palácio Iguaçu na noite de terça-feira (06).

 

Jungmann cita na mensagem que “a Secretaria Nacional de Segurança Pública manifestou-se favoravelmente ao pleito desse Ente Federado em sediar o CIISPR-S, fundamentado no diagnóstico elaborado pela sua Diretoria de Inteligência, dentre outros fatores”.

 

O pedido para que a unidade fique no Paraná foi encaminhado em maio ao governo federal pela governadora Cida Borghetti. “A decisão demonstra que o Paraná está preparado para sediar uma importante unidade de segurança pública, que terá atuação regional e estará integrada a uma rede nacional de combate ao crime organizado, principalmente contrabando, tráfico de armas e de drogas”, afirmou a governadora.

 

O governo federal prevê investir R$ 3 milhões na estruturação do centro. A ideia é reunir em um mesmo espaço agentes de inteligência da segurança pública do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da própria Secretaria Nacional de Segurança Pública. Pará e Ceará também foram confirmados com sedes de centros regionais.

 

Inteligência Estadual

Na manhã desta quarta-feira (07), Cida Borghetti se reuniu com as forças de segurança do Estado e determinou total apoio para a rápida implantação CIISPR-S. “Agora vamos fazer avançar rapidamente aquilo que compete ao governo estadual, para que tenhamos esta unidade federal em funcionamento no menor prazo possível”, declarou a governadora.

 

Ela também assinou decreto criando o Sistema de Inteligência do Paraná, que passa a fazer parte do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), que é vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. A unidade vai abrigar profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar e do Departamento Penitenciário (Depen) para que haja maior interação e mais agilidade no compartilhamento de informações dos órgãos sobre criminalidade. (Com informações da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária)



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.