Mercado financeiro: ascensão em rede de automação bancária


Por Redação

13/02/2020  às  10:12:43 | | views 7879


Onevos Press
Para o especialista, Francisco Mora, mundo cada vez mais tecnológico exige mudanças rápidas

Brasil o segundo maior mercado de cartões do mundo, de acordo com pesquisa do banco mundial. Especialistas em investimentos internacionais e também gestores de investimentos em caixas eletrônicos nos Estados Unidos afirmam longevidade e rentabilidade da rede de caixas no curto prazo.


Com o serviço de banco online em ascensão, os dias das grandes agências bancárias com pilares do renascimento grego e tetos abobadados estão contados. A cidade de Nova York se une a uma tendência que já domina o resto do país. Menos agências bancárias e estruturas menores. A Wall Street planeja uma presença reduzida nas principais ruas de Manhattan.

 

No Brasil, embora a possibilidade de usar um cartão de débito em uma rede de caixas eletrônicos diferente da rede do banco que emitiu o cartão seja baixa, os usos de cartões são em ATMs são a aposta do mercado global como avalia o especialista em investimentos internacionais Nilo Mingrone. Para ele o cenário é muito promissor com a facilitação tecnológica que já está sendo aplicada em caixas eletrônicos em todo o mundo.

 

"Sem dúvida as redes de caixas eletrônicos deverão crescer em todo o mundo. Nos Estados Unidos, onde a população já adota uma postura mais autossuficiente na execução de operações financeiras via caixas eletrônicos, a realidade dos ATM's (caixas eletrônicos) já é impressionante. A cidade de Nova York, por exemplo, está se unindo a uma tendência que já domina o resto do país. Menos agências bancárias ou agências bancárias menores", explica Mingrone.

 

A interoperabilidade também é uma questão de grande relevância para que se possa dar continuidade ao desenvolvimento das fintechs no Brasil, que têm o potencial de aumentar a concorrência no setor financeiro. Algumas das novas fintechs podem ter contas operacionais e emitir instrumentos de pagamento. Mas seus clientes precisam poder usar os caixas eletrônicos para sacar dinheiro.

 

Mercado de Cartões

Enquanto isso, estudo do Banco Mundial informa que o mercado de cartões no Brasil é o segundo maior do mundo e o país possui 21 redes de caixas eletrônicos. Apesar disso, somente em duas redes (24 Horas e Saque e Pague) clientes de diferentes bancos podem fazer saques, pagar boletos e realizar consultas. As outras 19 redes são exclusivas para clientes das instituições financeiras que mantêm os equipamentos. Isso encarece os custos para o setor e os clientes.

 

"Em um mundo totalmente tecnológico em que as pessoas não querem perder tempo, investimentos cada vez maiores em sistemas melhores e ampliação das redes de caixas eletrônicos serão inevitáveis", explica Francisco Moura, Diretor da ATM Club - empresa pioneira como incorporadora de investimentos em caixas eletrônicos nos Estados Unidos. As tendências mundiais são claras e apontam para um nível alto de interoperabilidade das redes de caixas eletrônicos em nível global. Aproximadamente dois terços dos bancos centrais que participaram de uma recente Pesquisa sobre Sistemas Globais de Pagamento indicaram que seus caixas eletrônicos e terminais POS são totalmente interoperáveis.

 

Visando avançar em direção a esse objetivo, o Bacen lançou uma consulta pública para aprimorar o sistema atual. O Banco Mundial também publicou recentemente uma nota sobre algumas experiências internacionais nesse sentido. Especialistas defendem que se o Brasil tem como objetivo aumentar a concorrência no setor financeiro, melhorar a experiência do cliente e reduzir os custos, além de realizar o pleno potencial das fintechs, garantir a interoperabilidade
dos caixas eletrônicos seria um grande passo à frente.

 

Retorno a cada Saque

Os especialistas da ATM Club, Nilo Mingrone e Francisco Moura estão no Brasil para apresentar a modalidade de investimentos inovadora ao público brasileiro. Segundo eles, já houve aumento da procura por investidores brasileiros interessados em obter a rentabilidade em dólar no mercado de caixas eletrônicos americano. "Quando decidimos apostar na iniciativa, não seguindo a tendência de investimentos usuais nos EUA, sabíamos que o mercado era promissor. Não por outra razão já detectamos um aumento de 30% na procura de outros investidores que desejam também investir em máquinas de caixa eletrônico nos EUA. Nossa meta para esse ano é aumentar a rede e expandir o número de caixas a todos os estados americanos", afirma Francisco Moura.

 

A ATM Club -- ou o clube de caixas eletrônicos ao qual se refere Moura vendeu US$ 2 milhões de dólares em 2019 e prevê um crescimento ainda maior para este ano. A geração de empregos nos Estados Unidos também está prevista e o projeto prevê a expansão para outros estados americanos ainda este ano.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.