Três balsas atingida por navio desgovernado no Porto de Santos


Por Redação

07/05/2018  às  13:50:25 | | views 7873



O acidente ocorreu na noite de domingo (6), as balsas transportavam veículos entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo


Ao manobrar para entrar no cais do Porto de Santos na noite de domingo (6), um navio porta-contêineres de 333 metros de comprimento bateu em três balsas que transportavam veículos entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. O acidente atingiu a lateral do navio e de acordo com informações da Marinha, não houve feridos.

 

Houve momentos de tensão e várias pessoas que estavam no local registraram o acidente em vídeos pelo celular. O barulho foi grande, ocasionado por colisões sucessivas.

 

Tudo aconteceu, quando o navio Santo Express acessou o Canal do Estuário, utilizado para a navegação aos terminais do Porto de Santos. Segundo informações do monitoramento via satélite do navio a entrada ocorreu por volta das 20h22 e o acidente teria ocorrido sete minutos depois.

 

A embarcação, que tem 48 metros de largura (boca), aproximou-se de forma brusca da Margem Esquerda do cais, em Guarujá. Com isso, a lateral direita do cargueiro se arrastou pelas balsas FB-18, FB-19 e FB-28, utilizadas pela estatal Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) no serviço de travessias marítimas no litoral paulista. As duas primeiras embarcações estavam fora de serviço e, a terceira, havia desembarcado veículos momentos antes.

 

No momento do acidente, dois práticos (profissionais responsáveis por orientar o comandante da embarcação durante as manotras) estavam a bordo do navio. A entrada e saída do porto tem um trajeto sinuoso, o que requer conhecimento local para evitar acidentes e incidentes.

 

Em nota, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) informou que as equipes da autoridade marítima foram informadas do acidente e mobilizadas para apurar o que havia acontecido. As causas e responsabilidades serão verificadas e para isso, foi aberto um inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.