Brasil registra redução de acidentes por agentes químicos


Por Redação

04/10/2018  às  15:58:51 | | views 7874



Equipamentos como detectores de gases e insufladores têm tido papel fundamental na proteção do trabalhador; novidades são apresentadas em feira do setor


Acidentes e mortes de trabalhadores causados por agentes químicos (como gases, vapores e poeiras) diminuíram nos últimos cinco anos no Brasil, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalhador. Entre 2012 e 2017, a quantidade de acidentes caiu de 77.312 para 57.490 (redução de 25,6%). No mesmo período, as mortes registraram queda de 138 para 90 (-34,8%).

 

Os números são positivos, mas ainda preocupam. De 2012 até a última quinta-feira (27/9), o país registrou 475.391 acidentes de trabalho por agentes químicos, o que equivale a um trabalhador atingido a cada 7 minutos e 27 segundos. No mesmo período, foram 798 mortes notificadas _uma a cada três dias.

 

Atentas a esses dados, empresas brasileiras têm desenvolvido novos produtos e tecnologias para proteger trabalhadores contra agentes químicos. É o caso da Nakayama, que atua na área de detecção de gases tóxicos e explosivos. A empresa lançará no mercado o GX-6000, equipamento que tem sensores para mais de 30 gases e detecta simultaneamente seis.

 

O destaque é a opção inclusa para medição seletiva de benzeno em um aparelho de menor porte (pesa cerca de 400 g) e fácil manuseio. "É um equipamento voltado a profissionais e necessidades ligadas à segurança do trabalho nas indústrias siderúrgicas, químicas e de óleo e gás", explica Paulo de Tarso, gerente comercial da empresa.

 

A MSA do Brasil também é especialista em EPIs (equipamentos de proteção individual), incluindo aparelhos de detecção de gases. Entre os produtos de seu portfólio está o monitor fixo de gás Ultima X5000. Segundo a empresa, é o primeiro da indústria com interface touch, com experiência intuitiva e operação livre de ferramentas.

 

De acordo com a MSA do Brasil, o equipamento é o futuro da detecção de gás para oxigênio, gases tóxicos e combustíveis. Os sensores têm tecnologia que oferece ciclos de calibração de até 18 meses, respeitada a calibração local. O display avançado e multilíngue do transmissor de gás é fácil de ler e a interface touchscreen exclusiva simplifica a navegação.

 

Insufladores

Ainda na área de gases, espaços confinados representam sérios riscos para o trabalhador, já que pode ocorrer deficiência de oxigênio, vapores tóxicos e inflamáveis. Para evitar acidentes nesses espaços, normas técnicas exigem a presença de insufladores de ar, equipamentos projetados para movimentar grandes volumes de ar.

 

A Conect, especialista nessa área, traz ao mercado neste ano uma nova linha de insufladores de ar com certificação de unidade inteira à prova de explosão e segurança aumentada combinada. "A certificação é de todos os componentes, como carcaça, motor, caixa de junção, prensa cabo, cabo de força, chave liga-desliga e plug, o que garante ao usuário total segurança operacional, pois todo o caminho elétrico está em conformidade. Esse é o diferencial de modelos similares, que somente possuem certificação de motor", explica César Machado, CBO da Conect. "A certificação completa é garantia para evitar acidentes causadores de perdas operacionais, materiais e financeira. E, o mais importante, salvar vidas."

 

Esses e outros produtos de destaque serão apresentados durante a 22ª Fisp - Feira Internacional de Segurança e Proteção, de 3 a 5 de outubro, no São Paulo Expo. Mais informações no site www.fispvirtual.com.br.



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.