Coronavírus: com aumento de casos, Venezuela reforça isolamento


Por Redação

24/03/2020  às  07:30:30 | | views 7873


© Maxim Shemetov/Reuters/Direitos reservados

País registrou 84 casos de infecção nas últimas 24 horas


A Venezuela registrou 84 casos de infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o que levou as autoridades a anunciar mais restrições à circulação de pessoas, informou o governo venezuelano.

 

As novas medidas começam a vigorar a 0h desta quarta-feira (25), no Distrito Capital e estados vizinhos.

 

"Queremos informar que [só nessa segunda-feira, 23] foram registrados sete novos casos, três no estado de Barinas, dois no estado de Arágua, um no Distrito Capital e um no estado de Miranda", anunciou a vice-presidente venezuelana pela televisão estatal.

 

Delcy Rodríguez lembrou que a população deve manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a quarentena preventiva, "um mecanismo efetivo e eficiente para cortar a cadeia de transmissão do coronavírus".

 

Ela disse que o presidente Nicolás Maduro determinou um plano especial para a região da capital, que abrange os estados de Miranda, de La Guaira e o Distrito Capital, onde se vai restringir ainda mais a circulação, que será implementado a partir da noite de hoje.

 

Rodriguez informou que os infectados estão sendo tratados com um medicamento usado para combater a malária. "Está dando bons resultados em nível internacional" e já está sendo distribuído gratuitamente no país, acrescentou.

 

A vice-presidente explicou que a faixa etária mais afetada pelo covid-19 se situa entre os 20 e os 40 anos, e reiterou que os jovens "não são imunes ao vírus".

 

Segundo a governante, Maduro determinou aos estudantes dos 5º e 6º anos de medicina que permaneçam nos hospitais, onde "vão receber um protocolo especial" em relação à pandemia.

 

"Queremos que estudantes dos últimos anos de medicina se incorporem" e também os estudantes do último [ano] de enfermagem", disse.

 

O apelo foi feito ainda aos médicos aposentados para que integrem o trabalho voluntário e apoiem o pessoal ativo.

 

Delcy Rodríguez agradeceu à Rússia e à China o envio de ajuda humanitária à Venezuela e anunciou ter chegado uma nova doação do governo russo, que inclui conjuntos de testes para detectar o covid-19.

 

As infecções foram registradas em 15 dos 24 estados da Venezuela.

 

Desde 13 de março que a Venezuela está em estado de alerta, o que permite ao Executivo tomar "decisões drásticas" de combate à pandemia. O estado de alerta vai vigorar por 30 dias, podendo ser prolongado por igual período.

 

Os voos nacionais e internacionais estão restritos.

 

Desde 16 de março que os venezuelanos estão em quarentena, impedidos de circular livremente entre os vários estados.

 

Clínicas e hospitais continuam a funcionar, enquanto farmácias, supermercados, padarias e restaurantes estão com horário reduzido. Restaurantes não podem receber clientes, só vender os alimentos.

 

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto do novo coronavírus espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar situação de pandemia. (Agência Brasil, com informações da RTP - emissora pública de televisão de Portugal)



Comentários desta notícia 0



Comentários - ver todos os comentários


Seja o primeiro a comentar!

© Copyright 2002-2019 SEGNEWS - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Rede SegComunicação. SEGNEWS e SEGWEB são marcas da BBVV Editora Ltda, devidamente registradas pelas normas do INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.